“Extensão Rural é um processo cooperativo, baseado em princípios educacionais, que tem por finalidade levar, diretamente, aos adultos e jovens do meio rural, ensinamentos sobre a agricultura, pecuária e economia doméstica, visando modificar hábitos e atitudes da família, nos aspectos técnico, econômico e social, possibilitando-lhe maior produção e melhorar a produtividade, elevando-lhe a renda e melhorando seu nível de vida” (definição da ABCAR). Portanto, a extensão rural é um processo educacional que visa transferir conhecimentos ou tecnologia para as famílias rurais e tem caráter coletivo.
A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) foi instituída em 2010 com a Lei 12.188/2010. Orientada pelo Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), a Pnater foi elaborada a partir dos princípios do desenvolvimento sustentável, incluindo a diversidade de categorias e atividades da agricultura familiar. Em vigor desde janeiro de 2010, é um marco de evolução na extensão rural pública no Brasil. A referida Lei é um dos caminhos para que o Brasil alcance a universalização dos serviços da assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares. O Pronater é o instrumento orientador do processo de implementação da Pnater e estabelece as diretrizes e metas para os serviços públicos de ATER no País.
“Para a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), o principal objetivo dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.”
“O extensionista é um servidor que busca fortalecer a economia da família e assegurar a segurança alimentar. Ele tem a função de orientar todo o processo produtivo e de facilitar o acesso a políticas públicas”.
A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer é a instituição oficial de ATER, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária de Mato Grosso do Sul. É uma das associadas da Agência Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil – Asbraer e do Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária – Consepa. Hoje contamos com 260 extensionistas distribuídos em praticamente todo o Estado, para atender as demandas dos Agricultores Familiares e dos médios produtores.
Segundo o diretor-presidente da Agraer “a ater pública vai muito além de uma ciência ou uma política de transferência de tecnologia, envolve sentimentos, mexe com a vida das pessoas, na maioria das vezes o extensionista é a tábua de salvação para o produtor rural. É a salvação da lavoura.
Parabéns aos extensionistas de todo Brasil, em especial aos extensionistas da Agraer.