Dia do citricultor: conheça as vantagens de investir no limão tahiti com porta-enxerto Flying Dragon

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, junho 8, 2023 as 07:30 | Voltar

No vídeo a seguir, o responsável pelo setor de fruticultura da Gerência de Desenvolvimento Agrário (GDA) da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Ubirajara Coelho Júnior (Bira), mostra os resultados do incentivo à produção da lima ácida (limão) tahiti com porta-enxerto flyng dragon.

A espécie permite maior produtividade em menor espaço, uma vez que os produtores dispõem de uma planta de menor tamanho, o que facilita o manejo, os tratos culturais e a colheita dos frutos. Outra vantagem é que o tamanho das plantas não reduz o tamanho dos frutos.

“O flying dragon é uma espécie de porta-enxerto utilizado na propagação de citros e que induz o nanicamento das copas das árvores. Por causa da característica fisiológica ananicante, a planta não forma muita copa, sendo possível colocar uma quantidade de plantas maior por hectare”, explicou Bira.

A área visitada para a gravação do vídeo foi a do produtor Anderson Gil Marques, do assentamento São Luiz, em Campo Grande. No local, o plantio foi iniciado há três anos com mil plantas de limão tahiti cultivadas com o porta-enxerto Flying Dragon.

 

Texto, fotos e vídeo: Fládima Christofari, Comunicação Agraer

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.