O Assentamento Santo Antônio em Itaquiraí foi o cenário do Dia de Campo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) com o tema Pecuária Leiteira. O evento aconteceu durante a parte da tarde no sítio Novo Amanhecer, no lote 433, dos proprietários Edson e Rosenilda Ferreira e teve a participação de 45 produtores locais.
“A propriedade foi escolhida para a realização desta ação por ter se destacado na produção leiteira fruto da orientação técnica prestada pela nossa equipe” explicou o coordenador técnico municipal da Agraer, Adriano Alvino Schuffner.
No decorrer da programação, a veterinária Carolina Fauth, consultora da empresa Vaccinar em parceria com a representante Firmeza, proferiu palestra sobre a suplementação de bovinos no período de seca. A prática é recomendada para a manutenção do peso dos animais, corrigindo a deficiência nutricional e proporcionando ganho de peso.
Os médicos veterinários da Agraer Anderson Silva e Osmar Henriques falaram sobre o histórico da propriedade. Em seguida, o técnico José Antônio Fernandes abordou sobre o capiaçu, forrageira usada em silagem para suplementação em bovinocultura na época sem chuvas.
Estiveram presentes neste Dia de Campo a coordenadora da regional de Naviraí da Agraer Alessandra de Afonseca e Silva e o prefeito de Itaquiraí Thales Tomazelli, enfatizando a parceria bem-sucedida celebrada entre a Agraer e o Município.
O Assentamento Santo Antônio congrega atualmente 580 famílias tendo a pecuária leiteira como principal atividade produtiva.
Texto: Igor Moura – Assessoria de Comunicação Agraer
Fotos: Escritório da Agraer de Itaquiraí