Com o tema “Reforma e Adubação de Pastagem”, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) realizou na última quarta-feira (20) o Dia de Campo na Fazenda São Clemente no município de Sidrolândia.
O diretor-presidente da Agraer André Nogueira Borges pontuou, durante a abertura, que o encontro foi uma oportunidade para apresentar as tecnologias desenvolvidas em estudos com foco na reforma de pastagem. “No Dia de Campo o nosso corpo técnico apresenta as tecnologias de nossas pesquisas de reforma de pastagem e sana as dúvidas dos produtores locais”.

Silvio Pereira Vargas
O objetivo principal do evento foi o de expor as práticas de preparo do solo e aplicação da adubação corretiva antes do início do plantio. No decorrer da programação, foram realizadas duas palestras, a primeira sobre o fosfato natural como fonte de adubação alternativa para a recuperação de pastagens ministrada pelo pesquisador Sandro Cardoso. E a segunda, sobre a avaliação comparativa de silagem de diferentes espécies proferida pelo pesquisador Vitor Corrêa de Oliveira. Os dois pesquisadores atuam no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer).
O coordenador regional de Campo Grande Silvio Vargas destacou que as práticas difundidas estimulam a conservação da pastagem garantindo uma melhora na produção. “Com a devida correção de uma área, é possível dobrar ou triplicar a lotação de pastagem, além do pasto ficar apto para as atividades de pecuária ou agricultura”.
Já para Caroline Pereira Vieira, engenharia agrônoma e coordenadora local da Agraer de Sidrolândia, as palestras ajudaram a reforçar com os produtores as ações que existem para a reforma de pastagem e que podem ser implementadas conforme a cultura de cada propriedade, “as técnicas apresentadas são alternativas com um custo mais acessível ao produtor”, pontuou.

Auriney Santos de Menezes
A Fazenda São Clemente foi escolhida como local do Dia de Campo por ser a unidade demonstrativa onde foi efetuada a recuperação de área degradada, desde 2019, por meio do trabalho do técnico agropecuário Auriney Santos de Menezes, com recursos do convênio 836.785/2016 entre a Agraer e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“O trabalho foi feito em três áreas distintas da propriedade, uma área de três hectares, outra área de cinco e uma de dois hectares. Após a análise do solo, em uma das áreas, foram feitas a substituição da pastagem, uma mão de grade pesada e uma mão de grade intermediária, a incorporação de calcário, correção da acidez, a adubação fosfatada e duas coberturas com potássio e ureia” explicou Auriney. Um dos resultados alcançados foi o aumento da taxa de lotação de pastagem, conseguindo manter 15 cabeças de gado na área de três hectares da fazenda.
O Dia de Campo é uma ação desenvolvida em parceria com o Mapa a fim de fomentar as atividades de assistência técnica e extensão rural e para a difusão de tecnologias aplicadas à recuperação de pastos degradados.
Texto e fotos: Igor Moura – Assessoria de Comunicação Agraer