Campo Grande (MS) – Mostrar opções satisfatórias de alimentação para o rebanho leiteiro e de quebra possibilitar a observação in loco das boas práticas aplicadas em um sítio que faz uso dos serviços de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), do governo do Estado. Foi com essa proposta que na última semana, dia 23 de março, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu, no município de Ribas do Rio Pardo, mais um “Dia de Campo” em uma Unidade de Referência de Produção de Leite, a chácara “Meu Recanto” dos produtores José Aparecido dos Santos e Clarinda Maria Camargo.
O encontro técnico teve como tema a “Produção de Silagem de Milho – Demonstração Prática”. Na propriedade, foram apresentados aos visitantes os dados referentes ao período anterior e posterior a implementação da assistência técnica da Agraer, realizada através do trabalho do zootecnista e gestor de desenvolvimento pecuário Antônio Marcos Júnior.
O casal de proprietários aproveitou o momento e relatou aos presentes todas as dificuldades encontradas e os bons resultados alcançados com os trabalhos deles e com o atendimento da Agraer. Os dois ainda ressaltaram como a assistência técnica da Agência tem sido primordial para o bom andamento das atividades rurais. A chácara fica localizada no Projeto de Assentamento (PA) Nossa Senhora das Graças.
O dia de campo contou com a participação de 76 pessoas, entre produtores de leite de Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Campo Grande, Terenos, Bandeirantes e Rochedo, todos atendidos pela Agraer dentro do Programa Leite Forte e Chamada Pública da Sustentabilidade do Leite junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do governo Federal.
Durante o tempo em que estiveram na propriedade, os visitantes puderam observar na prática todas as fases do processo de produção de silagem de milho. O zootecnista e pesquisador do Cepaer (Centro de Capacitação e Pesquisa) da Agraer, Vitor Correa explicou o passo a passo da fabricação do produto que vai desde altura ideal de corte, regulagem dos implementos, tamanho ideal de partícula, ponto de ensilagem (teor de matéria seca da planta), escolha do local adequado para construção do silo, tipos de silo, cuidados para correta compactação, vedação, entre outras etapas.
De acordo com o zootecnista José Carlos Gasperonni, a Agraer tem primado pela realização de eventos de cunho prático. “Os produtores podem aprender de forma vivenciada com tecnologias voltadas à melhoria de produção e qualidade agropecuária no Mato Grosso do Sul e esta foi mais uma ação bem avaliada pelos produtores e contribui para aumentar ainda mais ‘A Força da Agricultura Familiar’, afirmou.
Também estiveram presentes no encontro, os técnicos da Agraer que prestam assistência à atividade leiteira nos referidos municípios, o gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer, Silvio Pereira Vargas, o coordenador regional da Agraer de Campo Grande, Paulo Márcio Vieira, o coordenador Municipal da Agência de Ribas do Rio Pardo, Luiz Alberto dos Santos e algumas autoridades locais, como o vice-prefeito Paulo Silvério, o diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Marcelo Ângelo Damaia e os vereadores Joaquim dos Santos, Adão Coene e Adão Pluma.
Idealizado pela equipe da Agraer Regional de Campo Grande, o dia de campo contou com o apoio do escritório da Agraer de Ribas do Rio Pardo, da Prefeitura e da Cooperativa Agrícola de Campo Grande (Coopgrande).
Silagem de Milho
A silagem é utilizada na alimentação de animais, principalmente bovinos, sendo um volumoso que pode substituir o pasto durante o período de seca; em confinamento é muito usada junto com os grãos e farelos.
Embora existam várias plantas forrageiras, anuais e perenes, que servem para a produção de silagem, o milho é uma das culturas mais utilizadas neste processo no Brasil por apresentar um bom rendimento de matéria verde, excelente qualidade de fermentação e manutenção do valor nutritivo da massa ensilada. Outras vantagens que o cereal proporciona são um baixo custo operacional de produção e uma boa aceitabilidade por parte dos animais.
O milho é a forragem mais tradicional por apresentar condições ideais para a produção de uma boa silagem, como o teor de matéria seca por ocasião da ensilagem entre 30% e 35%, mais de 3% de carboidratos solúveis na matéria original.