Acontece dia 15 de julho (sexta-feira) no P.A Pana – Lote 18 o dia de Campo sobre a Cultura do Urucum.
Uma iniciativa da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Nova Alvorada do Sul em parceira com a prefeitura municipal.
Nome Científico: Bixa orellana (Bixaceae).
Características: Espécie de baixa estatura, 3-5 m, copa baixa e densa e tronco medindo entre 15 e 25 cm de diâmetro, revestido por cacas com ritidoma reticulado. Suas folhas são simples, pecioladas, membranáceas, glabras e com 8-11 cm de comprimento. As flores são róseas e reunidas em inflorescências terminais. Os frutos são cápsulas arredondadas, revestida por espinhos moles, contendo muitas sementes duras e cobertas por arilo vermelho (corante).
Madeira: Leve, mole, coloração amarelada e de baixa durabilidade natural sob qualquer condição. É utilizada para a produção de lenha.
Aspectos Ecológicos: Planta perenifólia, pioneira, característica da Floresta Amazônica. Ocorre preferencialmente em solos férteis e úmidos de beira de rios. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis que possuem, também, propriedades condimentares e tintoriais. Rapidez de crescimento em ambientes abertos, pode ser plantada em áreas degradadas de preservação permanente.