O fortalecimento das ações de Educação Ambiental e intensificação das políticas públicas de sustentabilidade são estratégias do Governo do Estado no projeto para que Mato Grosso do Sul se torne um Estado Carbono Neutro até o ano de 2030. O destaque foi feito pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) na manhã de segunda-feira (20), ao acompanhar o governador Reinaldo Azambuja no plantio de mudas de ipê em frente ao prédio da Governadoria, antecipando as comemorações do Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira, 21 de setembro.
“A proposta para que Mato Grosso do Sul se torne um Estado Carbono Neutro surgiu em 2016 e envolve um conjunto de ações do Governo do Estado, implementadas por meio da Semagro e seus órgãos vinculados, em integração com as entidades do setor produtivo e demais segmentos para a adoção de políticas públicas de sustentabilidade, que envolvem desde o monitoramento de emissões, ao fomento às boas práticas de produção e também passam pelo fortalecimento das ações de Educação Ambiental, como esse plantio de mudas de árvore”, comentou o secretário Jaime Verruck.
O titular da Semagro lembra que “há poucas semanas aderimos à campanha internacional Race to Zero, se alinhando com a proposta de atuação dos Governadores pelo Clima. Além disso, lançamos edital da Fundect, no valor de R$ 4 milhões para o financiamento de pesquisas relacionadas ao Programa MS – Estado Carbono Neutro. Estamos nos preparando para uma mudança de paradigma econômico e ambiental, a fim de promover o desenvolvimento sustentável com o equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental”, finalizou Jaime Verruck.
Arborização Urbana
Em 2020, a Superintendência de Meio Ambiente e Turismo da Semagro apresentou o roteiro para elaboração do plano municipal de arborização urbana. O objetivo é subsidiar os municípios a elaborar seus planos, importante para planejar de modo integrado o desenvolvimento para cidades mais sustentáveis. Cada município deve apresentar seu plano ao Conselho municipal de Meio Ambiente e/ou as câmaras municipais.
Em 2022, Mato Grosso do Sul será vitrine internacional sobre a importância da arborização urbana para a saúde e bem estar da população das cidades. O Estado vai sediar o XXIV CBAU (Congresso Brasileiro de Arborização Urbana), o III CIAU (Congresso Ibero Americano de Arborização Urbana) e o Congresso Infantil “Criança Verde”. O Governo do Estado, por meio da Semagro, será parceiro do evento.
“A arborização urbana é uma questão relevante no mundo inteiro e Campo Grande se destaca no Brasil e internacionalmente. Queremos disseminar esse conhecimento, apresentar quais são as espécies mais adequadas, além da importância ecológica e para o clima das cidades. Realizar um evento desse porte em nosso Estado, é fundamental”, finaliza o titular da Semagro.
Fotos: Chico Ribeiro, Subcom