Despesa a menos, produção a mais. Este tem sido o lema dos agricultores familiares que acessaram os benefícios do Pro Fertiliza em Mato Grosso do Sul. O valor que o pequeno produtor Weligton Inácio Rodrigues economizou ao receber frete grátis de calcário, por exemplo, garantiu reforma de cinco hectares para aumento de pastagem e, consequentemente, maior número de animais.
Morador de Costa Rica, ele procurou o coordenador local do escritório da Agraer, Alan Novaes, em novembro do ano passado. Ele comprou dez toneladas de calcário e não pagou um centavo sequer de taxa de entrega.
“O frete ajuda muito, porque é uma despesa a menos que temos que pagar. Muitas vezes esses custos são tão altos que deixamos de fazer alguma outra coisa em nossa propriedade”, comenta o agricultor familiar.
Na mesma cidade, Euclides de Souza também teve dez toneladas de fertilizante transportados de graça. “Eu lembro muito bem, foi no dia 16 de novembro do ano passado. Usei no plantio de citrus e na pastagem. O resultado observado foi muito bom”, explica.
Como Funciona?
A compra do calcário é de responsabilidade do produtor. A Agraer concede apenas o frete. Inicialmente, o edital previu o fim do programa no último dia 31 de agosto. A empresa vencedora da licitação assinou contrato que permite o embarque e desembarque de até 49.410 toneladas do insumo agrícola. Já foram efetivados 32.969,04 toneladas, o que corresponde a 66,37% do total.
Vale ressaltar que Guia Lopes da Laguna, Porto Murtinho, Douradina, Coronel Sapucaia, Camapuã, Figueirão, Paraíso das Águas, Água Clara, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Inocência e o distrito de Anhanduí, em Campo Grande, não entraram no Pro Fertiliza MS.
Para cada uma das 66 cidades atendidas pelo Pro Fertiliza MS foi estabelecida uma meta. Costa Rica recebeu 100% das cargas disponíveis juntamente com Pedro Gomes, Bataguassu, Chapadão do Sul, Amambai, Angélica, Aral Moreira, Eldorado, Glória de Dourados, Itaporã, Mundo Novo, Rio Brilhante e Vicentina.
Os interessados devem procurar o escritório da Agraer mais próximo para fazer a solicitação. Os extensionistas irão avaliar se o agricultor se enquadra nas regras e orientar sobre todos os procedimentos necessários.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Agraer
Fotos: Alan Novaes – Escritório da Agraer em Costa Rica