Com foco na profissionalização dos agricultores familiares a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu na tradicional Feapan (Feira Agropecuária do Pantanal), em Corumbá, uma programação com cursos voltados para atender as demandas dos pequenos produtores rurais da cidade e região.
A Feira foi realizada de 27 a 30 de outubro. Pela Agraer os agricultores familiares puderam participar desde o reparo e manejo de pastagem para a criação de um bom rebanho até os benefícios e a importância da agroecologia dentro das pequenas propriedades.
Esse último tema foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Alfeu Ohweiler, na sexta-feira (28). O profissional enfatizou a relevância das práticas agroecológicas para a produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos o que, consequentemente, agrega maior valor de mercado aos produtos e maior qualidade alimentar ao público consumidor. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente.
Concomitantemente ao curso de agroecologia foi realizada a capacitação “Recuperação e manejo de pastagem”, apresentada pelo zootecnista Nino Rodrigo. Por ser o principal componente da alimentação dos bovinos, a oferta e o valor nutritivo do pasto afetam diretamente a produtividade dos animais. Já o manejo pode prolongar sua vida produtiva do pasto e diminuir os gastos com reforma, por exemplo.
A programação ainda incluiu “Desossa de peixe”. As técnicas foram repassadas Jane Cléia Klein Silveira. O curso teve o objetivo de valorizar um produto de grande oferta em Corumbá e ainda trazer o diferencial da desossa como forma de agregar valor ao produto, o que impacta diretamente na renda das famílias que atuam ou pretendem atuar no setor, piscicultura.
No sábado (29), a oficina de processamento de mandioca encerrou a programação de cursos da Agraer. A servidora Aparecida Lemos ensinou mulheres e homens do campo a trabalharem com a raiz branca no preparo de deliciosos pratos como bolos e bolachas.