Campo Grande (MS) – Quem passar pela 79ª Expogrande e visitar o pavilhão do governo do Estado poderá conferir os produtos que a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul vem produzindo. Em uma área reservada para os pequenos produtores rurais, há dos tradicionais e deliciosos doces em compota aos inusitados produtos como: licor de erva-mate, roupas de algodão colorido, doce de jaracatiá (guloseima que é feita a partir do tronco de uma árvore), o hidromel (bebida alcoólica a base de mel) e os artesanatos da fibra de bananeira.
Produzidos em agroindústrias familiares, os produtos são o resultados da dedicação e de experimentos de anos de mulheres e homens do campo. “Frutos da sabedoria rural, passada de geração em geração, e o amor pela terra, os produtos estão aí, como prova de que a agricultura familiar tem muito que contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dentro dos municípios”, lembrou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
A Expogrande está sendo realizada de 30 de março a 9 de abril. O espaço governamental conta com a coordenação da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), entidade vinculada a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Os produtos (doces, licores, roupas, picolés de frutas do cerrado e mudas de flores e árvores frutíferas) estão expostos para apreciação do público e comercialização. Além do espaço dedicado a agroindústria, a Agraer, por meio de parcerias, está oferecendo palestras e cursos nas áreas de piscicultura, meio ambiente, pecuária leiteira e plantas e ervas medicinais. As capacitações são destinadas trabalhadores da zona rural.
Amanhã (4), é esperada a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que cumprirá expediente no gabinete itinerante e prestigiará os trabalhos dos agricultores. Já a vice-governadora Rose Modesto é aguardada para o dia 7 de abril, sexta-feira.
Texto: Aline Lira