Devido a demanda realizada por participantes do evento Cata Guavira 2021, a Agraer realizou em parceria com o Refúgio Kanzeon e a Secretaria de Meio Ambiente de Bonito o curso inicial de abelhas nativas sem ferrão, no viveiro municipal de Bonito no dia 07 de dezembro de 2021.
Houve a participação de 17 pessoas, o público foi composto por pessoas de diferentes áreas de interesse como turismo, produtor rural, técnicos e moradores da cidade de Bonito todos com o objetivo de obter conhecimento sobre abelhas nativas sem ferrão. Dentre os participantes estava os Gestores Nino R. C. de Barros, A. Donizete C Jorge, Eduardo de O. Barreto e Vera lúcia de Oliveira Golze.
Realizamos aula teórica e algumas práticas como colheita de mel de jataí com uso de sugador elétrico, confecção de iscas para captura de abelhas sem ferrão e degustação de méis de diferentes espécies de abelhas sem ferrão
Já no dia 08 de dezembro de 2021, o curso foi realizado na Aldeia Água Branca, Município de Nioaque. Esse curso é parte das atividades voltadas a criação de abelhas nativa e africanizadas que é realizada pela Agraer do município com o acompanhamento do Eng. Agrônomo Claudionor do Carmo Miranda.
Realizamos aula teórica sobre a criação de abelhas nativas e prática com a visualização do interior de colmeias de abelhas jataí, marmelada, mirim e mandaçaia pantaneira, além da degustação de méis de abelhas nativas. O grupo de participantes foi composto pela comunidade indígena com pessoas de diferentes idades.
Texto e fotos: Jovelina Maria de Oliveira - Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva