Em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Programa de Apoio Às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (Proacin), foi realizado 03 cursos, no período de 24, 25 e 26 de agosto, sobre abelhas indígenas sem ferrão. Tais ações foi possível devido ao Termo de Cooperação Mútua celebrado entre a CPT e a Agraer, com recursos financeiros advindos do “Projeto Tembiu Porã”.
Os cursos compreendem ações que tem como objetivo fortalecer a assistência técnica e a execução do Projeto Tembiu Porã desenvolvido junto as comunidades rurais no assentamento Nazareth e nos territórios tradicionais Guarani e Kaiowá Nhamoi Guraviray`i e Guirakamby`i.
A comunidade indígena solicitou junto a equipe do projeto cursos e implantação de meliponários e sobre criação de abelhas como atividades para compor atividades tradicionais e produtivas.
Os cursos foram ministrados no município de Caarapó em territórios tradicionais com as etnias: Guarani (11 produtores), Kaiowá (22 produtores) e alunos indígenas da Escola Estadual de ensino médio Ivy Poty (17); totalizando 50 indígenas.
A proposta dessa cooperação é realizar acompanhamento técnico mensal sobre a criação de abelhas indígenas sem ferrão e abelhas Apis mellifera.
Texto e fotos: Jovelina Maria de Oliveira (Zootecnista da Agraer)