Moradores da aldeia Recanto, de etnia terena, aprenderam a preparar vários pratos à base de mandioca em um curso gratuito. A raiz é um dos produtos cultivados pela comunidade e o conhecimento adquirido na capacitação proporcionará formas de gerar renda e qualidade nutricional às famílias dos agricultores familiares.
A professora foi a extensionista da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Campo Grande Maria Elieuza Viana. A demanda foi levantada pelo cacique Nelson da Silva, que ajudou a mobilizar os companheiros e montou a turma com 15 pessoas.
Em três dias, o grupo aprendeu como fazer nhoque, dois tipos de escondidinho, dois tipos de pudim, rosca doce, pão salgado e até maionese de mandioca, além de bife da entrecasca da raiz. Além disso, também tiveram aula de como manipular corretamente os alimentos.
A aula foi realizada no Salão de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da aldeia. O chefe do escritório da Agraer em Dois Irmãos do Buriti, Valdemir Mariano dos Santos, agradeceu os participantes pela presença e destacou os benefícios nutricionais da raiz tradicionalmente cultivada pelos indígenas.
Também esteve presente a secretária de Assistência Social daquele município, Roseli da Silva. Ela agradeceu a parceria com a Agraer e enfatizou a importância dela na realização de ações que promovam melhorias na qualidade de vida dos agricultores familiares.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Comunicação da Agraer com informações do escritório da Agraer em Dois Irmãos do Buriti
Fotos: Escritório da Agraer em Dois Irmãos do Buriti