O Módulo VIII terminou na semana passada, dia 15 de dezembro, onde foram abordados, pelo professor Dr. Elói Panachuki, os temas: atributos físicos do solo, sistemas de preparo, erosão hídrica, práticas conservacionistas e aptidão agrícola das terras. Ao final desta jornada, o professor trabalhou alguns cálculos para dimensionamento de terraços em nível e em gradiente (desnível) com a turma.
O professor Elói fez questão de demonstrar que os terraços, embora importantes, são apenas uma de muitas técnicas para conservação de solo e da água. Mostrou que outras práticas como: descompactação do solo, manejo adequado de máquinas e implementos, adubação corretiva e de manutenção, adequação de estradas rurais, rotação de culturas, adubação verde e orgânica, aumento da matéria orgânica do solo, cobertura do solo, plantio em nível, melhoria da biota do solo, entre outras práticas, são importantes.
Com essas práticas adotadas, o “time da conservação” estará completo para enfrentar o “time da erosão hídrica”, que degrada o solo e os recursos hídricos, diminuindo a produtividade e a produção agrícola, como ilustrou criativamente o Prof. Elói Panachuki.
O Módulo IX – Geotecnologia Aplicada ao Manejo e Conservação do Solo, a ser ministrado pelo Prof. Dr. Guilherme Silvério A. de Souza será ofertado no início de 2021, assim como aulas práticas complementares.
“A coordenação do Prof. Elói está de parabéns pela equipe de Professores escalada para esse treinamento com profissionais experientes da Agraer. O comprometimento dos participantes também foi essencial para o sucesso dessa capacitação. Em 2021 fecharemos com “chave de ouro” para melhor atender aos agricultores familiares de MS”, comentou o Diretor Fernando Nascimento.
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Fotos: Divulgação