Curso de plantas medicinais é ministrado para professores de Terenos

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 24, 2019 as 09:11 | Voltar

Terenos (MS) - A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) através do coordenador regional de Dourados Flávio de Oliveira Ferreira realizou uma oficina para 15 professores da disciplina de educação no campo das escolas municipais de Terenos.

Foram dois dias de curso, 21 e 22 de maio, onde no primeiro dia o técnico pode explicar a parte agronômica das plantas medicinais como: planejamento de produção, decocção, fusão, tintura, local para plantar, como cultivar e colher, como realizar a secagem das plantas e como podem ser produzidas e comercializadas.

“A ideia da oficina é disseminar o conhecimento que esses professores tiveram para os alunos do município de Terenos. Os participantes também poderão produzir os produtos e realizar a comercialização, melhorando a sua renda e fomentando a economia local”, explica Flávio.

No segundo dia os participantes puderam aprender na prática técnicas de manipulação das plantas medicinais com uma oficina para produzir vinagre aromático, tempero caseiro de alho sal e plantas que são medicinais e aromáticas condimentares, vinho medicinal, xarope expectorante, sabonete glicerinado e shampoo de babosa. Ao final do curso, aconteceu um brinde com uma bebida alcoólica a base de hibisco.

“O curso é uma parceria do Departamento de Educação de Terenos junto com a Agraer e para todos nós, foram dois dias muito produtivos, desde a parte teórica onde podemos entender melhor sobre os conceitos e cuidados de cultivo do horto medicinal, plantio, colheita e secagem, até a parte prática, onde pudemos aprender e produzir produtos com o uso dessas plantas medicinais”, disse a Coordenadora das disciplinas de Educação do Campo Elizandra Gonçalves.

 

Lívia Miranda - Assessoria de Comunicação Social da Agraer

Fotos: Escritório da Agraer de Terenos

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.