Campo Grande (MS) – Conservar e manusear de modo eficaz os equipamentos de ordenha mecânica foram os assuntos que direcionaram o curso “Operação e Manutenção de Ordenhadeira Mecânica”, da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Sidrolândia em parceira com o Sindicato Rural e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
O curso visou atender aos produtores tradicionais da chamada do leite do antigo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), atual SEAD (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário), e os produtores familiares que foram beneficiados com kit ordenha do governo Estadual, na recente entrega realizada no dia 5 de dezembro deste ano.
A capacitação contou com a participação de 12 pessoas. O treinamento aconteceu, nos dias 15 e 16 de dezembro, na chácara Recanto Velho, dos produtores rurais Isabel Cividini e Jerri Adriano Cividini. Na propriedade, mãe e filho atuam na produção de leite, na região do Tupanceretã, em Sidrolândia.
Entre os temas abordados no curso estão: rotina de ordenha, sistema de transporte de leite e limpeza, manutenção do sistema de ordenha e higienização do equipamento. As aulas se dividiram entre teoria e prática. O conteúdo foi ministrado pelo engenheiro agrônomo do Senar, Eurípideo Júnior.
De acordo com a coordenadora da Agraer de Sidrolândia, Caroline Vieira, o curso supriu as necessidades dos produtores familiares. “A ordenhadeira tem a finalidade de aperfeiçoar a capacidade de produção e garantir a qualidade do leite. Então, para os produtores este curso é fundamental para promover o sucesso na produção”, afirmou.