Curso de Manejo de Solos em Mato Grosso do Sul inicia com morfologia, classificação e potencial de uso

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 29, 2020 as 08:24 | Voltar

O curso foi aberto com a presença do Coordenador da UEMS, professor Dr. Elói Panachuki, o Superintendente da Semagro, Rogério Beretta e o Diretor-Presidente da Agraer André Nogueira Borges.

O primeiro módulo do curso “Morfologia, Classificação e Potencial de Uso de Solos do Estado de Mato Grosso do Sul” iniciou nessa segunda-feira (28), sob a responsabilidade do Professor Dr. Jolimar Antônio Schiavo. Atualmente ele é professor do campus da UEMS de Aquidauana.

Formação Profissional:

Graduação em Agronomia – UFRRJ/1998;

Mestrado em Produção Vegetal – UENF/2001;

Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas – UENF/2004

Pós-Doutorado em Ciências – Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA/2011.

Conteúdo programático:

Fatores de formação dos solos e processo pedogenéticos dos solos;

Aspectos morfológicos dos solos;

Atributos diagnósticos do solo, horizontes superficiais e subsuperficiais;

Classificação dos solos: Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBcS);

Atributos dos solos versus potencial de uso.

“Esse módulo é a base de tudo, precisamos conhecer as características de cada tipo de solo, para que possamos utilizá-los da melhor maneira possível, otimizando seu potencial produtivo, como também para conservar e melhorar suas características para evitarmos processos de degradação e a erosão”, lembra o Fernando Nascimento Diretor Executivo da Agraer.

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer