Curso de embutidos e defumados é oferecido a agricultores do PA Sucesso

Categoria: Nova Alvorada do Sul | Publicado: terça-feira, setembro 27, 2016 as 14:28 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com o objetivo de aprimorar o trabalho e garantir melhor renda aos agricultores familiares de Nova Alvorada do Sul, a Agraer (Agência de Desenvolvimento de Extensão Rural) promoveu na última semana (dias 20, 21 e 22 de setembro), o curso voltado à produção de defumados e embutidos no Projeto de Assentamento (PA) Sucesso.

Participaram do curso 12 produtores rurais. Peças de carne; métodos de cura; técnicas de abate; boas práticas de manipulação de alimentos; técnicas para produção de embutidos; técnicas para produção de defumados; técnicas de cozimento; métodos de defumação e processo de armazenamento foram os conteúdos repassados durante o curso. defumados-01Além de abordar as questões sobre medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, cooperativismo, novas exigências e profissionais no mercado de trabalho.

A necessidade de uma capacitação nessa área foi identificada nas visitas técnicas realizadas pela equipe de profissionais da Agraer de Nova Alvorada do Sul. “O curso foi muito bom. Eu já tinha vontade de trabalhar com isso e veio essa oportunidade”, contou a assentada Vera Lúcia Serafini.

Esse é o papel da Agraer de atender os agricultores familiares levando conhecimento e alternativas viáveis para melhoria da produção no campo. Presente nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, atualmente, a instituição atende cerca de 31 mil agricultores familiares.

A intenção, agora, é aplicar o conhecimento adquirido para formar clientela na cidade como planeja aos agricultores. “O interessante é que o nosso instrutor deixou a gente colocar a mão na massa. Já fiz curso que o instrutor quer fazer tudo sozinho e ter tido essa aula prática é boa por passar segurança para gente”, declarou Vera Lúcia.

defumados-02“O objetivo de qualificar os produtores, diversificar as atividades e garantir melhor renda às famílias. O curso foi realizado através da parceria Agraer, Sindicato Rural e Senar e os certificados estarão pronto dentro de trinta dias”, detalhou a gestora sócia organizacional da Agraer, Cynthia Lage.

A emissão dos certificados será feita pelo Senar e a Agraer ficará incumbida de entregar aos produtores. O documento propiciará uma garantia de qualificação profissional aos participantes e uma segurança a clientela futura.

Esteve presente no encerramento do curso o coordenador regional da Agraer de Campo Grande, Silvio Vargas, e o coordenador da Agraer de Nova Alvorada do Sul, João Marcelo Beltrame.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.