Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) realizou, na tarde da última terça-feira (4), uma palestra sobre uso correto de agrotóxicos para alunos do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Isabel de Campos Widal Rodrigues localizada no assentamento Nova Querência, do município de Terenos.
A palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Valdecir Batista Alves, e contou com apoio da médica veterinária Fernanda Mattosinho e o assistente social Alexandre Cabral.
“O encontro foi idealizado após convite da escola através do professor Paulo Batista Pereira que procurou o escritório da Agraer de Terenos e solicitou apoio na abordagem do tema”, explicou o técnico da Agência, Alexandre Cabral.
Defensivos x Meio Ambiente
Na palestra, os alunos, crianças que vivem no campo, conheceram o papel da Agraer e a importância dos trabalhos dos técnicos de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) para a agricultura familiar. “Eles viram como os nossos profissionais auxiliam os seus pais [pequenos produtores rurais] a produzirem mais e melhor nos lotes onde vivem”, destacou Valdeci Batista.
Em seguida, os alunos foram questionados sobre o uso dos agrotóxicos. Um divertido desenho animado que conta a história de “Terrinha e Zé Veneno” foi exibido às crianças.
O objetivo segundo os técnicos da Agraer, foi utilizar uma linguagem lúdica para abordar o tema junto aos pequenos. “Terrinha é um agricultor que ama a natureza, usa equipamentos e técnicas adequadas e tenta produzir de forma correta, já seu vizinho faz tudo errado, passa veneno de qualquer forma sem se importar com os animais e a natureza e só pensa em dinheiro”, afirmou Alexandre Cabral.
Em alguns momentos o técnico Valdecir Batista pausou o filme de animação e comentou com os alunos sobre as cenas. “Pedi a participação dos alunos com exemplos reais do que estavam vendo”, disse.
Orientações sobre o uso de defensivos químicos foram repassadas aos alunos. “Expliquei que quando os pais estiverem passando veneno eles não podem estar próximos. Após a utilização do material o adulto deve tomar um bom banho e as embalagens de agrotóxicos não podem ser jogadas em qualquer lugar. O correto é devolver para a loja onde comprou. O produto em uso deve ser armazenado em local correto, isolado e de difícil acesso às crianças e animais”, enfatizou Valdeci.
Folhetos informativos da Agraer sobre formas naturais de controle de pragas e jogos, cruzadinhas, foram entregues aos alunos para que os mesmos possam fazer as atividades com os pais ou responsáveis. Uma forma de envolver toda a família no assunto.