Crédito Rural chega a produtores assentados e transforma vidas

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 1, 2020 as 08:16 | Voltar

O trabalho integrado entre Agraer, Incra e Banco do Brasil viabilizou aos beneficiários do Assentamento Vinte de Março, em Três Lagoas, a liberação de recursos dos Créditos de Instalação Fomento e Fomento Mulher. Trabalho este, coordenado pelo servidor da Agraer e Coordenador Regional de Três Lagoas Jurandir Xavier Júnior e com forte participação de sua equipe.

Crédito Instalação Fomento

Os investimentos são liberados para que o beneficiário invista na estruturação de sua propriedade enquanto unidade produtiva, promovendo a segurança alimentar e nutricional e, estimulando a geração de trabalho e renda.

Fomento Mulher

O Fomento Mulher é destinado às mulheres para que possam expandir atividades que desenvolvem ou iniciar em uma nova, sempre com intuito de melhorar a renda e a fixação da família no campo, tais como artesanato, produção de doces, pães, queijos, etc.

Pronaf “A”

Após a liberação dos Créditos de Instalação, é liberado o Crédito Estruturação Produtiva, o tão esperado Pronaf “A”. Trata-se do financiamento para investimento na estruturação da propriedade com juros subsidiados e prazo de até 10 anos para pagar, onde o assentado pode formar pastagens, comprar animais, construir cercas, curral ou investir na produção de hortaliças implantando projetos de irrigação, construção de estufas, etc. Depende do tipo de atividade de cada um.

Foram liberados até o momento 65 projetos de Fomento e 28 Declarações de Aptidão ao Pronaf – DAP. Documento fundamental para o agricultor familiar.

O montante que será movimentado no município de Três Lagoas gira em torno de R$ 700.000,00. Esses recursos causam impactos positivos no município, ativando o comércio, gerando empregos, criando riquezas que só o trabalho é capaz.

Todos os contemplados são titulares de lote e beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Impacto na Vida

O Sr. José Vital e D. Iracy, do lote 11, estão satisfeitos com a aplicação de 100% dos recursos do Fomento e Fomento Mulher. Optaram por adquirir um micro trator para as atividades de horticultura, onde produzem para vendas diretas aos consumidores e também Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

Para a atividade leiteira adquiriram madeira para manutenção de cercas e um triturador de forragens para melhorar o trato das vacas, visando aumentar o leite que produzem e que é entregue ao laticínio. No momento, estão fazendo planos para aplicação do Pronaf “A”, sempre buscando melhorias para o incremento de renda e qualidade de vida.

É para isso que a Agraer trabalha!

 

Texto: Fernando Nascimento - Diretor Executivo da Agraer com informações do Escritório de Três Lagoas

Fotos: Escritório da Agraer de Três Lagoas

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.