Coxim: Dirigente da Agraer participa de audiência pública “Novos Rumos para Agricultura Familiar”

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 18, 2015 as 08:23 | Voltar

Coxim (MS) – O diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, participou, na manhã da última quinta-feira (17), da audiência pública em Coxim “Novos Rumos para Agricultura Familiar”, cuja meta foi promover uma análise do atual cenário das comunidades agrícolas do município.

A sessão teve como propositor o vereador professor Ubirajara Gonçalves Pública. Saneamento básico, acesso a abastecimento de água e tratamento de esgoto, fornecimento de energia elétrica aos pequenos produtores, Crédito Fundiário e inadimplência por parte de alguns usuários, Sistema de Inspeção Municipal – SIM, que atesta a qualidade dos produtos para venda no comércio local, comercialização na Ceasa de MS e criação de um espaço na feira municipal de Coxim foram alguns dos temas abordados.

Durante sua fala, Felini destacou os elevados índices de importação de alimentos dentro da Ceasa e frizou a existência da Cecaf na Central para os agricultores familiares comercializarem sem o auxílio de atravessadores. “Mais de 80% das frutas e verduras que chegam as casas da população sul-mato-grossense vem de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e tantos outros estados. Precisamos reverter esse quadro e para isso contamos com o trabalho de profissionais dentro da Ceasa que estão de pronto atendimento para o homem do campo que queira uma pedra para negociar sua produção”, disse o diretor-presidente.

DSC02141

Na ocasião, o dirigente aproveitou também para informar aos presentes sobre as muitas das diversas ações que a Agraer vem realizando em benefício da produtividade rural do Estado. “Assumimos a pasta com 15 cidades com o selo SIM e, hoje, já temos 35. Nossa meta é fecharmos a gestão com os 79 municípios atendidos. Seguimos uma determinação do governador Reinaldo Azambuja, que é a de viabilizar junto as prefeituras e câmaras municipais as políticas públicas da agricultura familiar”.

Quanto a serviços básicos como rede de energia elétrica, Felini informou que o governo do Estado via Agência e Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar) tem olhado com zelo para a questão. “Temos ciência de que há no Estado cerca de 1.280 assentados sem energia elétrica. Este ano já conversamos com a Energisa sobre o programa ‘Luz Para Todos’ e, no começo de 2016, devemos nos reunir com o MDA, Energisa e Incra para discutirmos novamente sobre isso, pensando, também, em medidas para os assentamentos que serão criados, de forma que as pessoas sejam atendidas assim que entrarem nas terras”.

DSC02132

A audiência pública aconteceu no auditório da Câmara Municipal e contou com a participação, na  mesa de honra, do superintendente do MDA/MS, Gerson Faccina; do representante do Incra/MS, Douglas Silvestre; o presidente da Câmara Municipal de Coxim, Adilson do Lago; o vice-prefeito Edilson Magro representando o prefeito Aluízio  São José; Hélio Rocha representando o deputado estadual João Grandão; o secretário da Fetagri, Ramiro Moraes. Além das autoridades demais autoridades, Aparecido Gomes (Funasa); Vinicius Bozano (Instituto Federal); Kátia Miller (Sebrae Coxim); Jorge Henrique (Gerência de Fomendo Agrário do Município), Flávio Duarte (Sindicato Rural Do Município) e os vereadores Ubirajara Gonçalves, Vladimir Ferreira, Vilmar Vendruscolo, Cláudio Duarte, Adenilson Vilalba, Marilene Gasperin, Adelson Januncio.

O encontro contou com a presença de mais de 60 produtores rurais e também com participação ativa nos debates do coordenador regional de Coxim, Oscar Camy Júnior e o engenheiro agrônomo e coordenador municipal da Agência, João Bosco.

Aline Lira - Assessoria de Comunicação Agraer

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.