Uma ótima notícia para o município de Coronel Sapucaia, foi lançado o programa Pró Horta Sapucaia, com objetivo de oferecer assistência técnica e fomento na produção de hortaliças e dar apoio na organização da logística e comercialização destes produtos, auxiliando o pequeno produtor da agricultura familiar na melhoraria da rentabilidade e escala da produção e implantando um planejamento, prévio, no processo de distribuição no comercio local e até mesmo intermunicipal. o programa também abrange, projetos de cunho social tais como: hortas em escolas, abrigos, creches e associações beneficentes.
E neste sentido já foi implantada uma horta para atender o Projeto horta na Casa de Acolhimento Institucional do município de Coronel Sapucaia, tem o objetivo de proporcionar uma atividade terapêutica e de geração, autoconsumo e geração renda aos adolescentes que estão institucionalizados na unidade, partindo do princípio de que é uma atividade comprovadamente terapêutica, trabalhando com isso o bem-estar mental dos envolvidos.
A ideia do projeto partiu a partir do relato de um dos adolescentes em ter vontade de aprender a mexer com a terra e em específico com horta, a partir daí, buscou – se a parceria com o projeto mais horta, para dar o curso na parte teórica e prática, assim como na estrutura física da referida, parceria esta que é de suma importância para o desenvolvimento deste projeto e formação técnica dos adolescentes.
Neste programa 02 Engenheiros Agrônomos, João Alfredo Neto da Silva e Ramona Jorgina Teixeira de Araújo, da Agraer de Ponta Porã, estarão disponíveis diariamente em horário comercial pelo aplicativo Whatsapp (tele atendimento) e através de visitas técnicas que serão realizadas mensalmente.
Este programa foi criado através da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e a Agraer- Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, também apoiado pela Cooperativa Prodesin (Cooperativa Promotora de Desenvolvimento Integral).
O Coordenador da Agraer de Coronel Sapucaia Emerson Moreira Batista, disse que para participação do Programa os produtores poderão procurar o Centro de Atendimento ao Agricultor (CAP), para realizar a inscrição no Programa.
O Coordenador Regional da Agraer Ponta Porã, Antonio Carlos Peixoto de Oliveira, mencionou que este tipo de projeto serão a nova realidade da extensão rural no estado e tem todo apoio total da Agraer Regional Ponta Porã.
O Secretário Roberto Pereira de Oliveira, declarou que este projeto será primordial para o desenvolvimento dos produtores de hortaliças do município, visto que em sua maioria são produtores baixa renda e com muitas necessidades a serem atendidas, porque nunca houve políticas públicas que chegassem de forma efetiva a este público.
Texto e fotos: Escritório da Agraer de Coronel Sapucaia e Ponta Porã.