Campo Grande (MS) – Em município de Coronel Sapucaia, governo do Estado e Prefeitura se uniram para aproximar a população urbana da rural e lançaram, no domingo (14), dois importantes projetos: a Feira Livre do Produtor e o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), que prometem movimentar a região e ser um importante ponto de comercialização e lazer.
Na solenidade de lançamento, o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, ressaltou a importância dos investimentos. “A Agraer é uma das entidades que ficará a frente do CAP. É um espaço que promete movimentar a cidade e aquecer a renda dos agricultores familiares. Sem contar que o Centro também vai disponibilizar alimentos que saem do direto do campo, fresquinhos, à mesa da população. É qualidade de vida que chega aos consumidores”, afirmou o dirigente.
Entre as atribuições do CAP estará à realização de cadastramento e atualização permanente dos dados dos produtores rurais do Município e o incentivo de novas tecnologias de produção na agricultura familiar com o objetivo de incrementar a renda dos pequenos produtores. “O CAP terá a responsabilidade de ampliar os direitos do cidadão no campo, e qualificar as políticas públicas destinadas ao desenvolvimento agrário. Para isso contaremos com importantes parceiros, como o Sebrae e a Agraer”, enfatizou a prefeita de Coronel Sapucaia, Nilceia Alves.
Na oportunidade, foi realizado uma reunião com lideranças da Aldeia Taquaperi que apresentaram algumas demandas, inclusive, a manutenção de uma patrulha mecanizada. Também esteve presente na encontro o capitão Jonas Batista.
“É possível ver a quantidade e qualidade de repolho e cenouras que estão sendo comercializados nestes dois espaços. Aqui, percebe-se que Coronel Sapucaia tem condições de ser autossuficiente nestes dois tipos de alimentos e, futuramente, pode abastecer todo o Estado”, enfatizou Felini.
Alface, couve e até a erva-mate, principal produto do tradicional tereré sul-mato-grossense, estavam entre os produtos expostos para comercialização. “Há muita riqueza na agricultura familiar. A Agraer quer fomentar mais e mais esses potenciais. Tanto que mesmo em uma data festiva como o ‘Dia dos Pais’ os nossos servidores deixaram um pouquinho o seio da família para prestigiar o evento”, frisou o diretor.