Campo Grande (MS) – Através do Centro de Atendimento ao Produtor de Coronel Sapucaia, unidade que é fruto da parceria da AGRAER e a Prefeitura Municipal, agricultores familiares puderam conhecer o sistema de aquaponia, no campus da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados.
A Aquaponia é um sistema que engloba a aquacultura (criação de peixes em viveiro) com a hidroponia (cultivo de plantas sobre a água), funcionando num sistema fechado e dinâmico onde os resíduos dos animais servem de nutrição para as plantas, e estas, por sua vez, filtram a água devolvendo-a em boas condições para os peixes crescerem saudavelmente.
Criada em 2012, a área experimental de aquaponia da UFGD conta com mais de dois mil metros quadrados, destinada à estudos, pesquisas e transferência de conhecimentos sobre o assunto. “Comparativamente aos métodos tradicionais de cultivo, a aquaponia apresenta vantagens enormes do ponto de vista ambiental, rentabilidade e outros”, explicou o professor e coordenador do projeto Rodrigo Jordan.
Segundo o técnico da Agraer de Coronel Sapucaia, Emerson Batista, a parceria com a prefeitura vai oferecer novas tecnologias aos produtores do Município: “Queremos através das visitas conhecer, apreender e, consequentemente, levar para a nossa cidade a inovação para fomentar a agricultura familiar”, enfatizou.
O agente de desenvolvimento da Prefeitura, Jean Lunardi, acompanhou a visita e reiterou o interesse da administração municipal em investir na agricultura familiar: “Através de parcerias e novos métodos de cultivo daremos um passo importante para o desenvolvimento do agronegócio, a prefeita Nilceia tem dado total apoio para que possamos buscar recursos e o apoio com entidades importantes como a Agraer, Sebrae e a UFGD. O intuito é desenvolver ações que fortaleçam os produtores da nossa região”.