Campo Grande (MS) – Em duas oficinas, cerca de 50 agricultores familiares do município de Dourados e Corguinho receberam orientações sobre as potencialidades de plantas para o uso medicinal e condimentar. O curso foi ministrado pelo coordenador regional da Agraer de Dourados, Flávio Ferreira.
A capacitação foi executada em duas turmas, a primeira em Dourados e a outra na cidade de Corguinho. “Foram dois cursos com o mesmo propósito. Por questão de agenda e compromissos dos agricultores, em Dourados, o curso foi todo aplicado em um dia. No caso de Corguinho, o conteúdo foi divido em duas etapas, sendo o primeiro de teoria e o segundo de prática”, detalhou Flávio.
Unir o conceito de agroecologia, na geração de renda, às potencialidades das ervas medicinais, aromáticas e condimentares dentro das pequenas propriedades rurais foi o objetivo do curso, segundo afirmação do coordenador da Agraer de Dourados. “Quisemos provocar essa curiosidade aos agricultores. São plantas de fácil cultivo e que com um bom manejo podem ser utilizadas na fabricação de uma infinidade de produtos que além da qualidade ao consumidor ainda gera renda ao pequeno produtor”, disse.
Nas aulas práticas, o lápis e o papel saíram de cena para darem lugar as protagonistas da oficina, as plantas. “Manejamos diferentes espécies como alecrim, sálvia, manjerona, pariparoba, hortelã, carqueja, flor de sabugueiro, guaco e tomilho”, citou.
Ervas essas que renderam uma gama de produtos passando pelo tradicional sal temperado até outros itens mais curiosos, a exemplo do sabonete e vinho medicinal. “No curso ensinamos a fazer xarope, vinagre e até a elaboração de tintas. A intenção foi mostrar as pessoas que o que existe em uma simples horta pode servir para incrementar a renda através da elaboração de produtos diferenciados”, afirmou.
Flávio ainda ressaltou a importância do conceito agroecológico na agregação de valor. “São plantas cultivadas com conceito agroecológico que oferece ao produtor maior poder de negociação, pois, hoje o consumidor procura qualidade de vida e isso está diretamente ligado aos produtos que ele consome”.
Cultivo das espécies, manejo do solo e das mudas, plantio, colheita, preparo das plantas com secagem e fabricação dos produtos foram alguns dos assuntos aplicados na capacitação de Dourados e Corguinho.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer