Campo Grande (MS) – Em atenção aos períodos de cultivo e colheita, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) segue com os trabalhos de fomento ao Proacin – Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira (9), o diretor-presidente Enelvo Felini assinou um convênio com três prefeituras (Aquidauana, Juti e Rochedo) para liberação de recursos a serem aplicados em combustível e conserto de tratores.
Nesta etapa do Proacin estão sendo investidos R$ 141.902,75 que inclui dinheiro do governo do Estado com contrapartida dos municípios. Outras cidades também assinarão convênio similar. “O programa começou em 2015 com a distribuição de óleo e sementes.
A inclusão do conserto de tratores é de suma importância para os agricultores indígenas, porque as máquinas são peças essenciais para a o manejo com a terra e dar subsídios para deixa-los em perfeito estado é uma forma social de incentivar a agricultura familiar indígena”, afirmou a subsecretária de Assuntos Indígenas, Silvana Terena.
A missão do Proacin é facilitar o acesso aos insumos agrícolas a 15 mil famílias indígenas que vivem em 72 aldeias de oito etnias. A segunda maior população indígena do País se concentra em Mato Grosso do Sul. Neste ranking o estado fica atrás somente do Amazonas, conforme dados da Sesai (Secretaria Especial da Saúde Indígena), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. “É determinação do governador Reinaldo Azambuja dar atenção a agricultura familiar dentro de sua gestão e com as comunidades indígenas não poderia ser diferente.
O Proacin é uma ação de atenção aos indios sul-mato-grossense, um trabalho que até então nunca houve em nenhum outro governo”, disse o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
Para o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, a assinatura do convênio vai ajudar no desenvolvimento socioeconômico das famílias indígenas que vivem na zona rural. “Temos cerca de 10 mil índios em Aquidauana. Acredito que o recurso deva cair na conta do Município, em breve, para a licitação e neste primeiro semestre daremos andamento aos trabalhos. A Agraer, o governador Reinaldo Azambuja e a Subsecretaria tem olhado com carinho para as questões indígenas. A coordenadora regional da Agraer Vera [Lúcia Golze] também vem executando um belo trabalho na cidade. Só temos que agradecer”, afirmou.
Só neste início de 2017 o governo do Estado já investiu R$ 553.020,00 para atender as aldeias sul-mato-grossenses. Montante que possibilitou a compra de 1.668 sacas de sementes, sendo 578 são de feijão e 1.090 de milho, além de 69.200 mil litros de óleo diesel para o abastecimento dos tratores que operam nas lavouras.
Todo o recurso do Proacin é oriundo do FIS – Fundo do Investimento Social de Mato Grosso do Sul.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno