No dia 30 de março foi realizada a assinatura do Termo de Convênio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), que garante o repasse de R$ 1,1 milhão para a execução de projetos de pesquisa da Agricultura Familiar.
Estiveram presentes o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges, o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira e equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer).
André falou sobre a missão da Agraer em contribuir com o conhecimento científico. “Essa é mais uma ação para garantir condições de desenvolvimento do nosso campo de pesquisa”, frisou.
O convênio assinado é considerado um marco histórico para a Fundect e para Mato Grosso do Sul, por ser o primeiro destinado exclusivamente às pesquisas da Agricultura Familiar. “Os pesquisadores vão poder entregar novas soluções para o setor, que vão ajudar os agricultores e as cadeias produtivas”, pontuou Márcio.
A expectativa é de que sejam implantados estudos sobre a produção de leite, integração Lavoura-Pecuária-Floresta, fruticultura, controle alternativo de pragas e doenças, recuperação de pastagem e agroecologia.
Texto: Igor Moura - Assessoria de Comunicação Agraer
Fotos: Igor Moura e Néia Maceno - Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva