O trabalho de conservação de solo e água em Microbacias Hidrográficas, pode ter uma contribuição importante na redução de queimadas. Primeiramente, porque a organização da comunidade é condição para esse trabalho, onde o planejamento da propriedade é ampliado para o da Microbacia, favorecendo a visão coletiva de enfrentar problemas.
Em segundo lugar, com o trabalho de regeneração da vegetal nativa de Áreas de Preservação Permanentes e no entorno de Nascentes que são partes do conceito de Conservação em Microbacias, contribuindo para o equilíbrio do Sistema “solo x água x planta”.
Outra função relevante do planejamento e recuperação em Microbacias, diz respeito a melhoria da capacidade de infiltração de água no solo e redução do escorrimento superficial de águas pluviais, especialmente no verão quando as chuvas precipitam com grande intensidade.
Introduzidas técnicas, culturas e manejos que favoreçam a absorção máxima de água no solo, o lençol freático e o aquífero guarani tendem a aumentar seus níveis. O lençol freático, ao aproximar mais da superfície, facilita o acesso de raízes à água disponível no solo, aumentando a capacidade de suportarem o período seco, com a vegetação menos ressecada e, por conseguinte, menos inflamável.
“O melhor e mais eficiente local para o agricultor armazenar água é no solo de sua propriedade”, afirma Fernando Nascimento.
Técnicas Conservacionistas
Alguns exemplos: Sistema de Plantio Direto; Integração Lavoura/Pecuária/Floresta; Rotação de Culturas; Adubação Verde; Cordões Vegetados; Manejo de Fertilidade; Descompactação do solo; Controle do Escorrimento Superficial (Terraços); Adequação de Estradas Rurais; Divisão de Pastagens; Diversificação de Pastagens; Recuperação de APP e de Nascentes; entre outras.
Plano de Recuperação
No último dia 27/08/21, quinta-feira, em Iguatemi, o Secretário Jaime Verruck (Semagro), com a presença do Governador Reinaldo Azambuja e Prefeitos do Conisul, lançou o Prosolo, que dentre várias outras ações, apoiará, com recursos financeiros, máquinas e implementos, os serviços de conservação de solo e água desenvolvido pelo Conisul e Itaipu, com participação da UEMS e da Agraer.
“A Agraer terá participação no Prosolo, inclusive, esse é um problema que também afeta a agricultura familiar. Para tal, a UEMS capacitou 30 técnicos de nossa equipe para atuar no Plano”, registrou o Diretor Presidente André Nogueira.
Texto: Fernando Nascimento – Diretor-Executivo da Agraer
Fotos: Divulgação