Conservação de solo e água tem início no Assentamento São Thomé em Santa Rita do Pardo

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 12, 2023 as 15:03 | Voltar

Equipes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) deram início aos trabalhos de conservação do solo e água em uma área de 2,9 mil hectares do Assentamento São Thomé, em Santa Rita do Pardo.

As intervenções fazem parte do Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água). Serão beneficiadas todas as 110 famílias que vivem no local.

Já foram demarcadas as curvas de nível e feitos os levantamentos dos terraços que irão proporcionar maior conservação de solo e água das microbacias locais, garantindo a sustentabilidade das atividades agropecuárias.

"Embora as Áreas de Preservação Permanente estejam relativamente florestadas, ainda assim o processo erosivo ocorre chegando aos cursos d'água e às represas existentes. Alguns lotes apresentam inclusive processos de degradação evoluídos, assoreando os recursos hídricos", explica o coordenador de Agricultura da Semadesc, Fernando Nascimento, cuja equipe coordena o programa.

O coordenador regional da Agraer em Três Lagoas, engenheiro agrônomo Jurandir Xavier; e o coordenador do escritório de Santa Rita do Pardo, o zootecnista Miguel Domingues fazem parte da equipe à frente do serviço juntamente com o secretário de Agronegócio, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da prefeitura de Santa Rita do Pardo, Criser Luã.

Segundo Miguel, os produtores também apoiam as intervenções retirando os animais e as cercas quando necessário, além de assumir o compromisso de manter os terraços, contribuir com a reforma e recuperação das pastagens buscando maior produtividade e sustentabilidade das atividades.

"Esse é um trabalho muito importante e que contribui para a meta estadual de neutralizar a emissão de Carbono até 2030, que além deste benefício proporciona melhoria dos solos, dos recursos hídricos e do clima, e os produtores e a sociedade terão ganhos a curto, médio e longo prazos”, diz Fernando.

O Prosolo disponibilizou à prefeitura de Santa Rita do Pardo dois tratores equipados com terraceadores, uma pá carregadeira, uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica e um caminhão caçamba

 

Texto: Ricardo Campos Jr. (Comunicação da Agraer) com informações de Miguel Sales (Agraer em Santa Rita do Pardo)

Fotos: Escritório da Agraer em Santa Rita do Pardo

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.