A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)/Semadesc, a Embrapa e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) iniciaram no dia 10 de maio a implantação de uma unidade de multiplicação de mudas na comunidade quilombola Furnas da Boa Sorte, localizada em Corguinho. A ação é apoiada pela prefeitura municipal.
De acordo com o coordenador municipal da Agraer em Corguinho, o técnico em agropecuária Auriney Santos de Menezes, a primeira etapa do projeto consiste na plantação de variedades de mandioca e do capim Capiaçu. Na próxima etapa serão incluídas variedades de cana-de-açúcar.
“As mudas de capiaçu serão utilizadas para formação de capineiras para os produtores de leite e criadores de gado corte, ajudando a fornecer alimento aos animais no período de seca”, explicou Auriney.
As variedades de mandioca serão utilizadas para o consumo da mandioca de mesa e na produção de farinha. Já a cana-de-açúcar servirá para fortalecer a produção de melaço produzidos pela comunidade.
O objetivo do projeto é multiplicar várias cultivares para fornecer aos produtores da comunidade mudas de qualidade e de variedades já adaptadas com a região. “Levamos variedades de alta produtividade e com resistência a algumas pragas e doenças características de cada cultivar”, destacou o técnico agrícola.
Contribuíram com a implantação da unidade de multiplicação de mudas a pesquisadora zootecnista Marciana Retore e o técnico agrícola Orismar Aparecido Espindola da Silva, ambos do setor de transferência de tecnologia da Embrapa.
Texto e fotos: escritório da Agraer em Corguinho
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva