Ponta Porã (MS) – Com a presença maciça de pequenos agricultores, foi realizada, na quarta-feira (6), a abertura oficial da 3º ExpoIta (Exposição do Assentamento Itamarati), em Ponta Porã. A solenidade que marcou os inícios da programação do evento contou com a presença do diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini.
Direcionada ao fortalecimento da agricultura familiar do assentamento Itamarati e região, a festa traz uma agenda extensa de atividades que vai de capacitações para o homem do campo a shows para a comunidade em geral.
“Que os agricultores percam horas de trabalho nas capacitações para, em contrapartida, ganharem conhecimento que levarão para dentro de suas lavouras”, disse Felini em seu discurso de abertura.
A mesa de honra do evento ainda contou com a participação do engenheiro agrônomo da Iagro, Felipe Petelinkar, o coordenador regional da Agraer de Ponta Porã, Antônio Carlos Peixoto, e o presidente da Associação Alcanci, Luiz Antônio Dias.
Além das palestras, o público presente também foi convidado para participar da campanha “Semana do Campo Limpo”, atividade que será iniciada em alusão a Semana do Meio Ambiente, celebrada no dia 6 de junho. Trata-se de uma ação de conscientização para o descarte correto de embalagens de agrotóxicos.
Ao todo, serão 10 pontos de coleta pelos assentamentos do município. “O descarte incorreto dessas embalagens pode contaminar o lençol freático. Por conta disso, estamos com essa campanha. Vale frisar que nesse momento os pequenos produtores podem levar frascos com ou sem nota fiscal. É uma exceção que abrimos durante a campanha”, informou Felipe.
De embalagens vazias a produtos vencidos, tudo será aceito na campanha. “A fiscalização vira em outro momento para os produtos que forem adquiridos futuramente. A campanha auxiliará os produtores que por algum motivo estão com embalagens paradas”, disse Geraldo Cardoso, gerente regional da Iagro.
A exposição promete movimentar o assentamento Itamarati até o dia 10 de abril, domingo. O evento realizado no Centro de Eventos, conta com shows da dupla Alex e Yvan, grupo MDO, Zíngaro e Manoel Tavares, rodeios em touros com premiações para os cinco primeiros colocados, além de bingos e palestras.
Conhecimento em campo
As palestras já foram iniciadas no dia de abertura da Exposição, a primeira trouxe como tema “Fomento e Incentivo ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar”, com o diretor presidente do Banco Cidadão, Rosinildo Oliveira.
Nesta quinta-feira (7), será a vez de outras duas palestras, “Cultura do Tomate e Pimentão”, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Agraer, Rogério Franchini, e “Crédito Rural – Linhas do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar)”, do coordenar regional da Agraer de Ponta Porã, Antônio Carlos Peixoto.
Amanhã (8), os cursos em destaque serão “Integração Piscicultura, Olericultura e Pecuária de Leiteira”, do superintendente da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção da Agricultura Familiar), Edwin Baur, e “Sistema de Integração Lavoura – Pecuária/ Alternativa para Alimentação dos Animais no Período de Inverno”, do engenheiro agrônomo da Agraer, Sandro Cardoso.
Já no sábado (9), último dia da exposição, será a vez da capacitação “Potencialidades do Horti-Fruti em Cultivo Protegido (Estufa)”, ministrada por Flávio Correia, do Senar. O encerramento das atividades fica por conta da visita técnica à estufa, na chácara Nossa Senhora Aparecida no lote 312, Itamarati I, Fetagri.
Aline Lira – Agraer