Corumbá (MS) – Cerca de 300 pessoas participaram do I Seminário sobre o PNAE no Pantanal: Avaliação e Perspectiva da Agricultura Familiar de Corumbá e Ladário realizada na quinta-feira (26). O evento é uma ação do governo do Estado por intermédio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com a prefeitura de Corumbá e de Ladário.
O objetivo do seminário foi fazer um diagnóstico da atividade e criar dispositivos para organizar e incentivar a produção. Criado pela União, o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) é uma política pública que visa promover a nutrição de qualidade aos alunos da rede municipal e estadual concomitantemente a geração de renda dos agricultores familiares. Para isso são promovidas em todo Brasil parcerias com os governos dos Estados e Municípios.
Em Mato Grosso do Sul, o Pnae encontrou na Agraer uma das suas principais bases de apoio. “Nós não estamos aqui para ensinar ninguém, mas, estamos aqui para ajudar. A Agraer está pronta para isso e cada vez nós faremos mais e mais ações que possam fomentar a produção da agricultura familiar e contribuir com a qualidade da alimentação da população, em especial dos estudantes atendidos no Pnae”, disse o diretor presidente da Agraer, Enelvo Felini.
Em seu pronunciamento, Felini destacou a atenção que o governador Reinaldo Azambuja tem dados a agricultura familiar seja através de investimentos direto em equipamentos agrícolas ou obras de infraestrutura (reconstrução de pontes e pavimentação de estradas) que facilite o escoamento da produção. “O governo do Estado através da Agraer e Semagro deverá repassar mais máquinas e equipamentos para o pequeno produtor. Recentemente, Corumbá e Ladári, por exemplo, foram contemplados com duas patrulhas mecanizadas. Um equipamento para cada município. Equipamento esse que servirá a agricultura familiar com o objetivo de gerar renda e diversificação na produção das pequenas propriedades”.
O prefeito de Ladário avalia como de fundamental importância a atividade para o abastecimento do mercado interno e fornecimento de alimentos de qualidade para a merenda escolar. “Nós precisamos incentivar a nossa produção rural e o município tem procurado recursos junto ao Governo do Estado. Por isso, estamos aqui participando deste encontro, para juntos concentrarmos esforços e avançar ainda mais nesse setor”, disse o prefeito de Ladário, Carlos Ruso.
O prefeito de Corumbá, Ruiter de Oliveira, reforçou a importância do Pnae que garante assistência financeira suplementar aos produtores familiares que vendem a produção para Município e Estado em benefício da merenda escolar. “Muitos têm condições, precisam apenas da orientação para potencializar a produção. O seminário traz conhecimento, permite a troca de experiências e cria um espaço para reivindicações, sugestões e exposição dos problemas cotidianos”.
Política Pública
Implantado em 1955, vem sendo executado até hoje, com a finalidade de promover o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de educação alimentar nutricional. Hoje, boa parte da merenda escolar é comprada dos pequenos produtores, com incentivo do Governo Federal, apoio dos Estados e parcerias junto às prefeituras municipais.
Durante o evento, foram montadas barracas no pátio externo do sindicato. Uma forma de mostrar tudo àquilo que é plantado e colhido nos assentamentos de Corumbá e Ladário. “Pela aparência saudável dos alimentos é possível se ter uma ideia do que há nos sítios e chácaras. Os produtores estão de parabéns e a Agraer se coloca à disposição dos dois municípios para incentivar a produção rural e solidificar ainda mais a merenda escolar dos estudantes da região”, garantiu Enelvo Felini.