Nesta terça-feira (12), agricultores familiares tradicionais e de vários assentamentos se reuniram em Sidrolândia para participar do I Encontro de Crédito Rural. Na oportunidade, o evento foi palco da assinatura de projetos aprovados pelo Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, como forma de mostrar na prática o potencial do setor, no que diz respeito ao acesso de políticas públicas de fomento à produção familiar.
O diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, destacou que o Pronaf tem desempenhado um papel fundamental ao facilitar o acesso ao crédito para agricultores familiares seja para aqueles que precisam comprar insumos ou investir em inovações sustentáveis.
“Em Sidrolândia, o I Encontro de Crédito Rural não só viabilizou estas assinaturas importantes, mas, também, serviu para esclarecer dúvidas, compartilhar conhecimento e promover a cooperação entre os diversos setores envolvidos. Esta iniciativa ressalta a importância de eventos que impulsionem o desenvolvimento agrícola e fortaleçam laços entre a comunidade e o setor público e o financeiro”.
Dentre os pequenos produtores que assinaram projetos está o agricultor, Cleber Sandri, do assentamento Capão Bonito II, que por meio de aprovação do Pronaf irá instalar um sistema de energia solar (fotovoltaica). “Vou acessar a linha de crédito do Pronaf A, recurso que vai permitir eu melhorar a minha propriedade, porque a energia influência no custo da produção. Com energia solar, baixa o custo da conta de luz e aí a gente pode ampliar a parte elétrica da propriedade ou mesmo fazer outros investimentos, por conta a redução nos gastos com a conta de luz”, justifica o produtor.
O sistema de energia fotovoltaica não só reduzirá os custos operacionais do agricultor, mas também contribuirá para a conservação do meio ambiente, frisou o coordenador da Agraer de Sidrolândia, José Ivaldo do Carmo. “A Agraer atende os agricultores familiar na elaboração de projetos para acesso ao Pronaf e busca incentivar os agricultores a buscarem sistemas que tragam melhoria para a produção e contribua com um futuro mais verde, sustentável”.
O Encontro também contou com a participação da superintendente do MDA, Marina Ricartes, a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, o secretário-executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF), Humberto de Mello, o secretário da Sederma, Edno Ribas, o vereador Ganso, o coordenador da Agraer regional de Campo Grande, Valdecir Batista, e a gestora sócio-organizacional da Agraer Aldione Soares, responsável pelos trabalhos na área do Pronaf. Além de representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Cresol, além de agricultores familiares.
Texto: Aline Lira – Agraer
Fotos: Néia Maceno – Agraer