A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) viabilizou o transporte de dez toneladas de adubo cama de frango para agricultores familiares da comunidade quilombola Furnas do Dionísio, em Jaraguari. O composto vem de uma propriedade perto de Sidrolândia que fornece o insumo gratuitamente aos produtores, mas sem o frete.
“O dono da granja não tinha caminhões para transportar o produto então fizemos uma parceria. Nós fazíamos uma viagem para atende-lo e outra para nós”, conta Eugênio Martins, um dos contemplados.
Segundo ele, os efeitos da cama de frango nas plantações de Furnas do Dionísio foram muito satisfatórios.
“O problema foi quando o nosso caminhão quebrou e ficamos a pé. Então, a Agraer conseguiu o caminhão para fazer as viagens. Recentemente conseguimos atender cinco produtores aqui da comunidade quilombola. Há mais de cinco anos que usamos esse composto. Usamos na cova e na cobertura. São muitos os que mexem com horta aqui. Vendemos nas Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa) duas vezes da semana”, completa.
Segundo Martins, o custo do adubo industrializado inviabilizaria a atividade agrícola, além de elevar o preço e tornar os produtos da comunidade pouco competitivos.
“É outro motivo pelo qual esse composto de frango é muito bom”, conclui o quilombola.
O diretor-executivo da Agraer, Fernando Nascimento, afirma que “a comunidade de Furnas do Dionísio tem buscado alternativas de produção para comercializar em Campo Grande, já que fica perto da Capital, tendo desenvolvido várias atividades, como a horticultura e produção de rapadura”.
Segundo ele, os quilombolas também estão investindo no turismo, uma vez que a região tem cachoeiras e corredeiras. Dessa forma, são organizados eventos culturais no intuito de chamar a população.
“A comunidade, com isso, tem inclusive familiares que moravam em Campo Grande e que estão retornando em razão desses postos de trabalho que têm gerado renda para a comunidade”, conclui o diretor-executivo.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Assessoria de Comunicação Social da Agraer
Fotos: Divulgação
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva