Com apoio da Agraer produtores familiares de Mundo Novo garantem o fornecimento de alimentos para escolas

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, maio 5, 2022 as 16:54 | Voltar

Por meio da assistência técnica da Engenheira Agrônoma e Gestora de Desenvolvimento Agrário da Agraer em Mundo Novo, Kátia Maria Garicoix, um total de nove produtores familiares do município foram contemplados com a chamada pública n° 093/2022, para fornecimento de alimentos para a merenda escolar e creches do município, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A chamada pública no valor de R$175.596,00 contempla a compra de hortaliças, pães caseiros, frutas, queijos e raízes de mandioca. Os gêneros alimentícios produzidos em propriedades de agricultores tradicionais, chacareiros e assentados da reforma agrária, sendo que a mandioca e o queijo - produtos de agroindústrias com SIM e SIE (Sistema de Inspeção Municipal e Estadual) - possuem venda garantida a preço justo e irão colaborar para uma alimentação de qualidade dos estudantes da rede pública de ensino.

“O PNAE tem feito a diferença no campo. É a valorização e inserção de nossos produtores em um mercado seletivo e muito representativo”, destacou Kátia Maria.

Sobre o PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

 

Texto: Fládima Christofari, Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Kátia Maria Garicoix – Escritório da Agraer de Mundo Novo

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.