Campo Grande (MS) – Durante o último final de semana foi realizado a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Iguatemi trazendo cursos, seminários, torneio de ordenha, praça de alimentação e parque de diversões, reunindo centenas de agricultores familiares dos assentamentos de Iguatemi e região. Durante o evento também foi entregue o Selo Nacional da Agricultura Familiar Mulheres para assentadas do Rancho Loma e Juncal.
A Feira é uma realização da prefeitura de Iguatemi com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Universidade Fluminense.
Os cursos realizados foram: Derivados do Leite; Vinagre e Vinhos; Derivados da Mandioca; Defumados e Embutidos.
As palestras realizadas pela Agraer foram: Produção de leite e pasto, apresentada pelo Vitor Correa do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer) e Piscicultura planejamento, diversificação e renda com a coordenadora municipal de Mundo Novo Katia Recalde.
“É muito importante à realização desses cursos, seminários e trocas de experiências para os produtores rurais aqui presentes. Isso garante a qualificação, visando a maior produção e renda no campo. Essa feira é a primeira e eu tenho certeza que trará desenvolvimento para a região de Iguatemi” explica André Nogueira.
O Torneio de Leite premiou os três primeiros colocados das quatro categorias: Holandesa, Jersey, Girolanda e Jersolanda. Além da premiação de balde cheio para o animal que produziu mais leite durante todos os dias.
Foi entregue a Associação de Mulheres do PA Juncal pela pessoa da vice-presidente Maria Pereira Lima da Silva popular Dona Cida durante a participação na Feira da Agricultura Familiar o Selo Nacional da Agricultura Familiar para usar nos produtos fabricados pela associação: doce de leite, pão e artesanato.
“Esse selo significa reconhecimento, cria um padrão e agrega valor aos nossos produtos. Com certeza, isso ajudará na revenda e também no crescimento da produção e no nosso lucro” comemora dona Cida.
Outra atração da Feira foi o Barracão da Agricultura Familiar, onde os agricultores familiares puderam expor seus produtos para comercialização.
O Incra também estava presente com um posto de atendimento, tirando duvidasse encaminhando processos de regularização dos assentados.
Durante o evento a prefeita Patrícia Margatto agradeceu a ministra Tereza Cristina pelo apoio, ao governador Reinaldo Azambuja e o diretor-presidente da Agraer André Nogueira Borges, ao Sindicato Rural e as associações dos assentamentos do município.
Texto: Lívia Miranda/Agraer
Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação Social da Agraer