O agricultor familiar José Antônio da Silva, da Colônia Sumatra, de Bodoquena, celebra sua recente conquista, a aquisição de um novo veículo do tipo furgão, financiado por meio do Pronaf Mais Alimentos, no valor de R$ 110 mil. A aquisição do veículo, que será fundamental no escoamento da produção de mandioca processada da propriedade, só foi possível com o apoio da equipe da Agraer do município, responsável pela elaboração do projeto técnico e orientação durante todo o processo.
O diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, comemorou o resultado e destacou o trabalho da equipe. “Esse é mais um exemplo de como a Agraer está presente na vida do agricultor familiar sul-mato-grossense. O projeto foi elaborado pelo técnico Eduardo, do nosso escritório em Bodoquena, e graças à confiança do produtor em nosso trabalho, somada à regularidade da documentação, ele saiu da concessionária com um carro zero, pronto para fortalecer o escoamento da produção rural da região”, afirmou.
José Antônio, que já havia financiado outro veículo anteriormente, reforça que o acesso ao crédito é possível com organização e parceria. “Esse já é o segundo carro que consigo financiar pelo Pronaf. O agricultor só precisa estar com os documentos todos em dia, acreditar, e buscar o serviço da Agraer para a elaboração do projeto, que o recurso vem. Esse carro vai ajudar demais no escoamento da nossa mandioca processada, que agora a gente vai conseguir levar com mais facilidade para o comércio de Bodoquena e toda a região”.
Quem também compartilha dessa conquista é o filho do produtor, Ronaldo Garcia Silva, que ao lado do irmão Reinaldo voltou a viver e trabalhar na propriedade da família após anos na cidade. “Desde criança eu já ajudava meu pai. Saí para tentar a vida na cidade, fui para o Exército em 2008, depois trabalhei mais de 11 anos com vários serviços, como vigilante e em fábrica. Mas em 2017, vi que aqui na chácara eu teria mais tempo com a família, poderia trabalhar no que é nosso, no que a gente construiu. Voltei para o campo e, hoje, vivo disso com muito orgulho”.
A entrega simbólica das chaves do veículo contou ainda com a presença da servidora Mariana Marques e, também, do técnico em agropecuária da Agraer de Bodoquena, Eduardo Barreto. Esse último que acompanhou todo o processo e celebrou com a família esse importante passo no fortalecimento da agricultura familiar local.
Texto: Aline Lira, Agraer
Fotos: Néia Maceno, Agraer