Moradores da comunidade quilombola Furnas do Dionísio, em Jaraguari, receberam cerca de 13,5 toneladas de mudas de cana-de-açúcar que ajudarão a aumentar a produção artesanal de rapadura.
O material foi doado por uma usina de álcool de Vicentina por intermédio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Biosul.
“Agora, vamos prestar assistência técnica juntamente com a prefeitura local para expandir essa área plantada e com uma produtividade interessante para que os produtores também possam obter melhor renda na sua atividade agrícola”, explica o diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento.
Segundo Vera Lucia Rodrigues dos Santos, coordenadora da comunidade, os colmos atenderam 25 famílias.
“Esse apoio é muito importante no processo em que estamos, pois temos necessidade de aumentar o plantio porque a nossa demanda de produtos, pelo mercado, aumentou e sem matéria-prima não temos como trabalhar”, afirma.
Segundo ela, a comunidade prepara rapadura, melado e açúcar mascavo, que são vendidos como complemento da renda oriunda da Agricultura Familiar.
Auxílio
Recentemente, os moradores de Furnas do Dionísio também receberam, por meio da Agraer, o transporte de dez toneladas de adubo cama de frango. O composto vem de uma propriedade perto de Sidrolândia que fornece o insumo gratuitamente aos produtores, mas sem o frete.
Segundo os moradores, o custo do adubo industrializado inviabilizaria a atividade agrícola, além de elevar o preço e tornar os produtos da comunidade pouco competitivos.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Assessoria de Comunicação da Agraer
Fotos: Divulgação
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva