Campo Grande (MS) – Nem mesmo a chuva foi motivo de desculpa para desanimar os visitantes ou cancelar o dia de campo, nesta quarta-feira (2), na propriedade do casal Thomaz e Aparecida Rozisca, em Jaraguari. O local foi escolhido para o evento como unidade de referência em produção de leite. Interessados em conhecer as boas práticas implantadas no sítio, dez produtores rurais percorreram a área de pastagem junto aos profissionais da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) especializados em serviços de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural).
De tão bem cuidada, essa já é a segunda vez que o casal é convidado a abrir as porteiras a fim de mostrar as medidas adotadas na propriedade a outras pessoas do meio rural. E nessa edição, os participantes ainda puderam contar com a presença de representantes diretos do Executivo Estadual, o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini e o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas.
“É uma unidade de referência em termos de assistência que a Agraer presta para a população rural de Jaraguari. Temos no senhor Tomaz e na dona Aparecida um exemplo de que vale a pena seguir as orientações de técnicos especializados em serviços de Ater. Aqui, quem percorre vê em um ambiente de pouco mais de quatro hectares à produtividade”, avaliou o coordenador municipal da Agraer de Jaraguari e engenheiro agrônomo, Mamede Borges.
Sob tendas e guarda-chuvas, o grupo formado por agricultores e autoridades locais e estaduais se organizou para ver de perto toda a dedicação colocada ali. Um trabalho iniciado há cinco anos e que hoje já rende bons resultados, seja em forma de pomares, construção da sede, preservação de uma pequena área nativa, sistema de irrigação, implantação de piquetes, pasto de qualidade, criação de animais (gado leiteiro, suínos e galinhas), e produção de leite e seus derivados (queijo, requeijão e doce de leite).
“Nós temos aqui o que é ser um produtor de leite e não um tirador de leite. É o momento de cada produtor trocar conhecimento com os nossos técnicos e observar as ações que vem sendo postas em prática. Esperamos que todos saiam daqui pensando no que pode ser replicado em sua propriedade para a melhoria na produção e maior geração de renda familiar”, observou Enelvo Felini.
Mesmo com o mau tempo, o grupo conseguiu promover o intercâmbio de informações e pautar pontos importantes da produção de leite, como: histórico de produtividade, extensão da propriedade desde a fundação da sede, linhas de crédito acessado através do Pronaf – Programa Nacional da Agricultura Familiar, índices zootécnicos, atividade principal e renda e utilização da tecnologia no campo (uso de irrigação e ordenhadeiras).
“Jaraguari é um município privilegiado por estar muito próximo do maior centro consumidor do Estado, Campo Grande. O governo estadual é parceiro da região para juntos encontrarmos soluções para os desafios e aproveitarmos as potencialidades. Essa localização privilegiada da cidade facilita o escoamento da produção e precisa ser explorada”, afirmou o secretário da Sepaf, Fernando Lamas.
O dia de campo faz parte da agenda de atividades da Agraer. De acordo com os técnicos da instituição, o sítio tem boa produtividade de leite dentro de dois programas: a Chamada Pública do Leite, um trabalho em parceria com o MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário), do governo Federal, e o Leite Forte, ação do governo Estadual para alavancar os índices produtivos dentro de assentamentos e sítios.
Estiveram presentes no encontro o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o secretário da Sepaf, Fernando Lamas, o superintende da Sepaf, Edwin Bauer, o coordenador municipal da Agraer de Jaraguari, Mamede Borges, o prefeito Vagner Gomes Vilela, o engenheiro agrônomo representante da superintendência do MDA/MS, Marcos Antônio de Oliveira, os vereadores Walfrido Nascimento e Idemar Jonas – o Pelé da SAAE e o secretário municipal de Produção e Desenvolvimento Econômico, Atílio Cavalari. Além de profissionais da Agraer, Sepaf e produtores rurais.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer/ Foto: Dunga