Campo Grande (MS) – No período de 11 a 13 de julho, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Iguatemi em parceria com o Senar – Serviço de Aprendizagem Rural, promoveu o curso “Beneficiamento e Transformação Caseira de Mandioca”, no Projeto de Assentamento (PA) Rancho Loma.
A capacitação teve o objetivo de atender a associação de mulheres da comunidade a fim de apresentar mecanismos para agregação de valor ao produto, mandioca, para complementar o orçamento doméstico. “É importante essa capacitação para profissionalização das produtoras rurais gerando diversificação da produção e incremento da renda para as famílias da comunidade”, disse o técnico de da Agraer, Fernando José de Paula.
O curso foi ministrado pela instrutora do Senar, Bernardet Attersbach, com auxílio de servidores da Agraer. A ação contou com apoio da Prefeitura de Iguatemi e o Sindicato Rural.
“A associação feminina do PA Rancho Loma é composta por 17 mulheres, cuja atividade é a produção de pães, bolachas e doces, sendo boa parte entregue no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os quais atendem as escolas estaduais e municipais e as entidades de Iguatemi”, informou Fernando José.
A atividade proporcionou as mulheres o conhecimento de novas maneiras de transformação e aproveitamento da mandioca, tais como: bolos, tortas, biscoitos, bolachas, pudim, coxinha, farinha, entre outros produtos. “É uma forma das agricultoras terem um melhor aproveitamento deste alimento [mandioca], transformando-o em novos produtos de qualidade, gerando renda e desenvolvimento das suas famílias com o fomento da agricultura familiar no município”, concluiu o técnico da Agraer.