Um grupo de 14 agricultoras familiares de Brasilândia teve aprovada a proposta de fornecimento de produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No total, serão comercializados R$ 195.512,98 em alimentos saudáveis e nutritivos, sem uso agrotóxicos, cultivados localmente.
A conquista contou o suporte da Agraer, conforme conta uma das agricultoras Elizabeth Ferreira. “Há anos dedico parte da minha vida à agricultura familiar e essa venda para o PAA vai ser de grande valia porque gera renda e qualidade de vida para muitas famílias, pensando nisso é que somos gratos a Agraer que foi essencial na elaboração do projeto que atendesse os requisitos do Programa de Aquisição de Alimentos”.
As agricultoras fornecem uma variedade de produtos frescos e de alta qualidade, incluindo: abobrinha verde; abóbora madura; abóbora paulista; alface; almeirão; banana maçã; banana nanica; feijão catador; jiló; limão rosa; limão taiti; maxixe; melancia; pepino; quiabo; mandioca em casca; rúcula; tomate cereja e vagem.
O PAA tem como objetivo incentivar a produção local de produtos agropecuários da agricultura familiar através da compra dos produtos e destinar os alimentos para atender as necessidades da suplementação alimentar das pessoas que se encontram em risco de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional, cadastradas nos programas locais.
“O sucesso do projeto até agora é uma prova da dedicação e do trabalho árduo dessas mulheres, que desempenham um papel vital na agricultura familiar e na sustentabilidade alimentar da região”, explica a coordenadora da Agraer de Brasilândia, Franciele Malinowski que também destaca a importância dos serviços de Ater e do próprio PAA.
“Se os serviços de assistência técnica e extensão rural fomentam uma produção de qualidade, as políticas públicas como o PAA pública dão apoio a economia local e asseguram que produtos saudáveis e nutritivos cheguem à mesa de muitas famílias, ou seja, é sinônimo de segurança alimentar”.
Texto: Aline Lira, Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Brasilândia