Parceria entre a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI-MS) garantirá a implantação de uma horta comunitária na Associação de Mulheres Kuña Katupyry Porá, da aldeia Pirakuá em Bela Vista.
O coordenador do escritório local, engenheiro agrônomo Giuliano Pimenta Couto, esteve no local para uma discussão teórica e prática a respeito do projeto.
Na ocasião, foram doadas aos Agricultores Familiares mudas de amora, feijão-arroz, feijão-macuco, dente-de-leão, losna, alecrim, abóbora de casca branca e melancia de casca amarela. Os indígenas também receberam orientações técnicas de como realizar o plantio, cuidados com as plantações e produção de mudas.
Participou do encontro o engenheiro agrônomo e assessor técnico em Agroecologia Eliel Freitas Junior e Maria Leda Vieira de Souza, ambos do CIMI. O Conselho entregou aos moradores da aldeia sementes de hortaliças em geral, melancia, melão, cará, banana, mandioca e gengibre.
A entidade também forneceu equipamentos para uso na horta comunitária, como enxadas, cavadeiras articuladas, pás, rastelos, carrinhos de mão, regadores e sombrites.
Já Eliel falou aos Agricultores Familiares sobre as abelhas nativas sem ferrão, como a importância delas para o meio ambiente e saúde.
“Nosso objetivo é, além de contribuir com o resgate de alguns alimentos de origem indígena, estimular o cultivo de hortaliças para melhorar a qualidade da alimentação da aldeia Pirakuá e alcançar a segurança alimentar”, explicou Giuliano.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Assessoria da Agraer
Fotos: Giuliano Pimenta – Agraer de Bela Vista