Campo Grande (MS) – Na manhã desta segunda-feira (15), o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, recebeu em seu gabinete o vereador do Município de Bonito, Pedro Jovem Santos Júnior e o presidente da Colônia de Pescadores Colônia Z-15 – Porto Kaiuá, Município de Naviraí, David dos Anjos. O encontro teve o intuito de discutir a viabilização do selo SIM (Sistema de Inspeção Municipal) para produtos oriundos da piscicultura.
“Temos o interesse de encontrar uma política de solução que viabilize essa certificação dentro das colônias de pescadores do Estado. Em Naviraí, dependemos da bacia do Rio Paraná, enquanto que em Bonito, a pesca vem da Bacia do Rio Paraguai. Queremos regulamentar a qualidade do que ofertamos dentro do que nos é exigido”, afirma David.
Em todo o território sul-mato-grossense, são cerca de 8 mil pescadores que fazem dos rios a principal fonte de renda e sustento para as suas famílias. “Temos 16 colônias de pescadores em todo o Estado. Só em Naviraí são 350 associados, Bonito são 320 e em Corumbá são mais de 2 mil pescadores. Estamos em busca de uma assistência que prestigie a todos”, diz o vereador.
Segundo Pedro, que é também presidente da Federação de Pescadores e Aquicultores de Mato Grosso do Sul, a atenção do poder público é de fundamental importância para os pescadores. “A Agraer já vem nos dando suporte há um bom tempo. Sabemos que os procedimentos são burocráticos. Contudo, viemos conversar com a presidência da instituição para junto articularmos um caminho”, declarou.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer/ Foto: Dunga