Campo Grande (MS) - Para levar informações à população sobre os produtos orgânicos e seus benefícios, é realizada anualmente a Campanha de Promoção do Produto Orgânico. O tema deste ano é Alimento Orgânico: Sabor e Saúde em sua Vida. A iniciativa é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A ideia é informar os consumidores sobre como são produzidos os orgânicos, como identificar esses produtos nas feiras e nas prateleiras do supermercado, bem como sobre as formas de controle existentes para a prevenção de fraudes.
Além da programação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que realizou desde o dia 12 e conclui nesta quarta-feira um seminário Virtual de Lançamento no seu canal do Youtube, em Mato Grosso do Sul a Comissão Estadual da Produção Orgânica em Mato Grosso do Sul - CPOrg-MS irá realizar uma Live no Facebook da MS Orgânicos (Bate papo) alusivo ao tema, também na quarta-feira, a partir das 15h (horário de Brasília).
O convidado será Olácio Mamoru Komori, representante da Associação Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul, (APOMS) e a transmissão terá mediação de Jéssica Spinola.
A coordenadora de Agricultura Familiar da Semagro, engenheira agrônoma Karla Nadai, comentou que durante o lançamento dos eventos do Governo Federal no inicio da semana a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, informou que o ministério, em curto prazo, por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), está destinando R$ 3 milhões para assistência técnica aos produtores de orgânicos em todo País.
Em Mato Grosso do Sul, a produção é tímida, mas segundo Nadai, tem sido incentivada pelo Governo do Estado, através do Pró-Orgânico, Plano Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico - lançado em junho de 2020 pela Semagro. O programa auxilia os produtores do Estado na obtenção da certificação de orgânico e tem como principais objetivos disponibilizar ATER especializada, fomentar a produção, fortalecer e estimular a organização de grupos de produtores, os canais e redes de comercialização, e a geração e socialização do conhecimento agroecológico.
Orgânicos
O produto orgânico é aquele que, seja in natura ou processado, é obtido sem o uso de defensivos de origem química e de forma não prejudicial ao ecossistema local. Atualmente, cerca de 25 mil produtores estão cadastrados ministério como orgânicos.
A produção de alimentos orgânicos cresceu 30% no País em 2020, segundo dados da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis). Esse aumento de produção, consumo e procura por alimentos cultivados e processados de forma mais sustentável movimentou cerca de R$ 5,8 bilhões no mercado nacional.
A produção segue regras de controle de qualidade e segurança e é amparada por diversos mecanismos que asseguram o cumprimento dos mais rígidos padrões de segurança.
O sistema orgânico de produção tem entre as finalidades a oferta de produtos saudáveis sem contaminantes. Eles são produzidos sem a utilização de práticas e insumos que possam pôr em risco o meio ambiente e a saúde do produtor, do trabalhador ou do consumidor.
Outra finalidade é a preservação da diversidade biológica dos ecossistemas onde estejam inseridos os sistemas de produção, com especial atenção às espécies ameaçadas de extinção. Ocorre ainda o emprego de produtos e processos que mantenham ou incrementem a fertilidade do solo.
Kelly Ventorim - Semagro
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva