Na manhã da última quinta-feira (5), as equipes dos escritórios da regional de Anastácio realizaram uma visita técnica ao Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer) na capital. O evento foi organizado pelo setor de Transferência de Tecnologia da Gerência de Pesquisa Agropecuária em parceria com a Gerência de Desenvolvimento Agrário (GDA) da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Entre os visitantes estavam 28 técnicos, coordenadores e gestores atuantes nos municípios de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.
O objetivo do encontro foi contribuir com a troca de experiências entre pesquisadores e técnicos, estimulando a geração de novas práticas quanto ao manejo de algumas espécies frutíferas, atividades de produção leiteira e de reforma de pastagem, com base nos experimentos produzidos pelo centro de pesquisa.
A abertura contou com a presença da gerente de pesquisa do Cepaer Ana Cristina Araújo Ajalla que falou da importância da proximidade entre pesquisadores e extensionistas. “Eu espero que o dia seja aproveitado ao máximo, é uma oportunidade para tirarem as dúvidas e estarem com cada pesquisador”, frisou.
Já a coordenadora regional de Anastácio Vera Lúcia Golze destacou a viabilidade da aplicação do conhecimento adquirido, “veremos o que é possível utilizarmos das pesquisas das unidades demonstrativas de acordo com o interesse do produtor e o perfil de cada cidade”.
Durante a programação, ocorreu a exposição dos experimentos das pesquisas em unidades demonstrativas, distribuídas em sete estações. Em cada estação, os visitantes foram recepcionados por um pesquisador ou uma pesquisadora que, além de apresentar os resultados dos projetos, sanou as dúvidas referentes à cultura ou atividade retratadas.
A primeira estação foi na unidade demonstrativa de mandioca que teve como responsáveis os pesquisadores Antonino Hypólito e Edimilson Volpe. Em seguida, aconteceu a exposição sobre a pitaya feita pela pesquisadora Aline Cezar, depois, foi a vez da apresentação sobre as variedades de banana com os pesquisadores Tércio Fehauler e Benedita Otubo.
Em relação às bananas, foi dada ênfase ao método de mudas micropopagadas visando o aumento do cultivo da fruta em Mato Grosso do Sul. A micropropagação é uma técnica estimulada em laboratório que possibilita a formação induzida de novas gemas da bananeira, permitindo o acesso a mudas de melhor qualidade e mais uniformes durante a colheita.
“É muito importante conhecer essas técnicas de manejo”, destacou Claudionor do Carmo Miranda, engenheiro agrônomo e Gestor de Desenvolvimento Rural de Nioaque.
A quarta estação sobre produção de goiaba foi guiada por Antonino Hypólito, que fez a demonstração da alporquia, uma metodologia aplicada à produção de mudas no goiabal experimental. “Com essa técnica é possível fazer um ‘clone’ de um vegetal com as características ideais a partir de qualquer pedaço da planta, com isso, o processo de produção de mudas vai ser muito mais rápido, com um custo menor para os agricultores familiares”, afirmou Antonino.
Posteriormente, o pesquisador Sandro Cardoso abordou sobre o fosfato natural reativo em pastagem e a sexta estação teve a apresentação sobre guavira da pesquisadora Ana Ajalla. Por fim, a exposição relativa à unidade de leite foi proferida pelos pesquisadores Vitor Oliveira e Camila Balthazar.
Além do roteiro das apresentações durante a manhã, após o almoço, cada equipe pode escolher e levar as mudas das espécies divulgadas para a implantação de unidades demonstrativas nos municípios que atuam.
O pesquisador Edimilson Volpe, que dirige o setor de Transferência de Tecnologia do Cepaer e foi um dos idealizadores da visita, espera que iniciativas como essa continuem sendo construídas coletivamente, “as gerências estão se mobilizando para a criação de uma agenda prevendo as visitas técnicas de outras regionais da Agraer no decorrer deste ano”, concluiu.
Texto e fotos: Igor Moura, Assessoria de Comunicação Agraer