Campo Grande (MS) – Nesta segunda-feira (2), foi promovida uma reunião dentro da Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), para informar os servidores e empresários atuantes dentro da instituição sobre a nova diretoria. A partir de agora a direção do principal ponto de comercialização de hortifrúti do Estado ficará nas mãos do Administrador e Empresas e Técnico Agropecuário Daniel Mamédio do Nascimento que assumiu o cargo de diretor-presidente.
Até então a Ceasa tinha a frente o servidor Elúdio Guerreiro de Carvalho falecido em 18 de julho de 2019 onde a partir dessa data assumiu interinamente o diretor-presidente da Agraer André Nogueira Borges.
A decisão foi tomada dentro do Conselho Administrativo da Ceasa e vem atender as prerrogativas da Lei n.º 13.303, de 30 de junho de 2016, popularmente conhecida como Lei das Estatais. Sancionada pelo governo Federal com o objetivo de regulamentar o estatuto jurídico das empresas públicas, sociedades de economia mista e subsidiárias.
Em todo o País, a estimativa é de que a lei se aplica em 252 empresas estatais existentes, entre elas 77 de caráter estadual. No Mato Grosso do Sul, a Ceasa por se enquadrar como sociedade de economia mista está dentro da abrangência da lei.
Entende-se por sociedade de economia mista as instituições que são criadas pelo Estado para fins empresariais. Seu capital possui participação do ente estatal que a criou, a maior parte do capital, e conta também com a participação de capital privado.
Lei das Estatais – Em detrimento da Lei n.º 13.303/2016, a Ceasa de Mato Grosso do Sul terá de passar por reformulações no que implica o próprio estatuto social, regulamento de mercado, regimento interno, conselho administrativo, entre outras áreas do estabelecimento.
Razão pela qual foram oportunas as mudanças dentro da diretoria da Ceasa e, portanto, a nomeação do administrador Daniel Mamédio do Nascimento, profissional com ampla experiência dentro da agricultura sul-mato-grossense por ter trabalhado em instituições de renome estadual e nacional.
“Minha forma de gestão envolverá todas as partes que compreende a Ceasa, daí a importância desse primeiro contato com todos os presentes. Os servidores são vitais para o funcionamento da Ceasa e nada será decidido sem o envolvimento de quem atua dentro da Central”, disse o novo diretor-presidente Daniel Mamédio.
Daniel Mamédio já atuou como Coordenador Regional da Agraer, Secretário de Saúde e Agricultura do município de Itaquiraí, Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República no Estado, Técnico Fazendário na Coordenadoria de Fiscalização de Mercadoria em Trânsito e atualmente era Secretário Executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de MS.
A posse contou com a presença do diretor-presidente da Agraer, André Nogueira, o secretário da Semagro, Jaime Verruck, o superintendente da Semagro, Rogério Beretta, o secretário da Sedesc – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Turismo e Agronegócio de Campo Grande, Herbert Assunção entre outras autoridades presentes.
Texto/Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer