O seminário segue com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (30) para submeter trabalhos científicos relacionados a guavira e outras espécies nativas do Cerrado.
A oitava edição do Seminário Estadual da Guavira será realizada nos dias 13 e 14 de novembro de 2025, em Campo Grande (MS), com o tema “Bioeconomia e Mudanças Climáticas: cultivando biodiversidade e fortalecendo comunidades”. O evento é gratuito, com certificado de participação, e as inscrições seguem abertas pelo link even3.com.br/8guavira-599205 ou pelo Instagram (@agraerms ou @seminariodaguavira).
Os interessados também podem participar de outras atividades do seminário. O prazo para submeter trabalhos científicos no Brota Guavira (https://forms.gle/8z4JVwvi4K5ozhQv6) e para participar do concurso “Guavira Sou Fã” (https://forms.gle/NPZHYwpTd3qkyEAF9 ) seguem até a próxima quinta-feira, 30 de outubro.
A programação reunirá pesquisadores, estudantes, produtores e amantes do Cerrado em dois dias de debates, oficinas, feira, apresentações científicas e o tradicional Dia de Campo no Cepaer, da Agraer.
No dia 13 (quinta-feira), as atividades serão realizadas no auditório da UEMS, onde especialistas vão discutir os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade e o papel da bioeconomia como agente de inovação e conservação. Também haverá a apresentação de trabalhos científicos no tradicional “Brota Guavira”, além da feira “Pé di Guavira – Sabores e Aromas do MS”, com produtos da biodiversidade sul-mato-grossense. O público ainda poderá participar do concurso de fotografia e poemas “Guavira Sou Fã”, que celebra a fruta-símbolo do Estado.
Já no dia 14 (sexta-feira), o seminário segue para o Centro de Pesquisa da Agraer (Cepaer), onde acontecem as oficinas práticas e o Dia de Campo sobre o cultivo da guavira. Estão previstas atividades voltadas à culinária com plantas do Cerrado, fitocosméticos e cosméticos naturais, e industrialização e processamento da guavira, no campo experimental da instituição.
Segundo a pesquisadora da Agraer/Cepaer, Ana Ajalla, o seminário consolida a guavira como símbolo da biodiversidade sul-mato-grossense e reforça sua importância econômica e ambiental.
“O Seminário da Guavira é um espaço para difundir conhecimento científico, fortalecer a produção sustentável e aproximar a sociedade das potencialidades do Cerrado. A guavira representa não apenas um fruto nativo, mas também um símbolo de identidade, resistência e oportunidade para as comunidades locais”, destaca Ana Ajalla.
O Seminário Estadual da Guavira é realizado pela Agraer (Semadesc), Assembleia Legislativa de MS, UEMS, UFMS, UFGD, Uniderp e PRS Cerrado, com apoio da Fundect, do Governo de Mato Grosso do Sul, além do Governo Federal
Serviço:
Seminário Estadual da Guavira
13/11 – UEMS (Auditório)
14/11 – Agraer / Cepaer – Oficinas e Dia de Campo
 
                
 
                         
                        


