Campo Grande (MS) – Interessados em ampliar a produção e qualidade do leite ordenhado dentro de suas terras, mais de 300 produtores rurais compareceram ao Tatersal de Eventos Cézar Neto de Menezes, de Sidrolândia, para participar da palestra “Bovinocultura de Leite”, promovida pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). O assunto ministrado pelo superintendente da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Edwin Bauer, fez parte da programação de atividades diurnas da 17ª Exposição Agropecuária de Sidrolândia.
O objetivo do curso foi promover a reflexão do produtor rural quanto aos caminhos que o mesmo tem buscado para aumentar a ordenha e, consequentemente, a lucratividade com a atividade láctea. Mais do que uma capacitação técnica, o encontro teve um fundo motivacional para a classe leiteira, tendo por base uma breve análise de mercado, com dificuldades enfrentadas no setor e as estratégias existentes para superar os desafios.
Para quem decidiu a diversificar a cultura em sua produtividade a palestra veio em boa hora. Como é o caso da agricultora Adelaide Avalo, do assentamento Eldorado 2. “Há anos que mexo com hortaliças, mas com leite estou começando agora. Por isso resolvi tirar um dia de trabalho para assistir as explicações”, afirmou a produtora.
Já para quem acumula tempos de experiência com a produção de leite, o curso serviu como fonte de renovação. “Você sai daqui repensando a sua maneira de lidar com o gado. Sem a assistência técnica você não evolui, então é como foi dito ‘se não buscar investir no rebanho o trabalhador rural nunca será um produtor de fato, mas apenas um ordenhador’, disse Marco Antônio Coelho, produtor tradicional de Sidrolândia.
Coelho ainda detalha que por conta do período de entressafra e alguns problemas enfrentados dentro de sua estância, a produção está muito abaixo do normal. “Teve anos que produzi 300 litros dia e hoje estou bem abaixo da metade. Vi pela palestra alternativas de alimentação para os animais e medidas preventivas contra pragas que são acessíveis para melhorar a produção”.
O curso teve a participação de produtores de diversos municípios próximos, tais como: Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Bandeirantes, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Corguinho, Rochedo e Paraíso das Águas.
Além da palestra sobre o leite ainda foram oferecidas outras duas capacitações, sendo uma sobre horticultura, apresentada pelo técnico agrícola da Agraer Jovelino Caetano e a outra sobre o uso de técnicas de homeopatia no combate as enfermidades do rebanho, tema abordado por profissionais da empresa Real H. A abertura dos trabalhos contou a participação do diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o prefeito Ari Basso e o vice Marcelo Ascoli, além de diversos profissionais da Agraer do escritório de Sidrolândia e da Capital.
Fonte: Aline Lira/ Assessoria de Comunicação – Agraer