Bonito (MS) – A agricultura familiar faz parte do setor agrícola do País, sendo a principal fonte de alimentos que chega as mesas dos brasileiros. Hoje, estima-se que 70% de todos os produtos que chegam as mesas das casas são oriundos das atividades rurais das pequenas propriedades (chácaras, sítios, etc). Com base nesse dado importante, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu, na quinta-feira (28), duas importantes palestras dentro da programação da Rota do Desenvolvimento, Centro de Convenções de Bonito.
Com os temas “Apicultura no Mato Grosso do Sul” e “Desenvolvimento Sustentável nas Pequenas Propriedades”, a Agência se reuniu com agricultores familiares para um bate papo produtivo que gerou uma roda de discussões e troca de conhecimento.
Os trabalhos foram iniciados pela zootecnista e coordenadora da Agraer da região de Anastácio, Vera Lúcia Golze. Espécies de abelhas, vantagens econômicas da apicultura, desenvolvimento da prática dentro do Estado, entraves na produção de mel, projetos da Agência para alavancar o setor pelos municípios e perspectivas de mercado foram alguns dos pontos abordados na palestra.
Na sequência, foi a vez do diretor-presidente da Instituição, Enelvo Felini, apresentar um panorama dos trabalhos executados pela Agraer no ano de 2015 e tratar sobre a importância da agricultura familiar no desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul.
Ao final do encontro, os participantes puderam tirar dúvidas sobre os serviços de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) disponibilizados pelo governo do Estado através da Agraer e Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar).
Rota do Desenvolvimento
A Rota do Desenvolvimento é uma ação do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), realizada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), junto com Sebrae e demais instituições parceiras. A ação leva aos municípios do interior do Estado profissionais de referência em vários segmentos.
Até o momento já foram realizadas cinco edições, nas cidades de Nova Andradina, Coxim, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, o que possibilitou a capacitação de cerca de 6 mil pessoas. A cada novo eventos são oferecidas 400 atividades gratuitas, dentre oficinas, palestras e workshops.
A participação em todos os eventos é gratuita. Entre os realizadores dessa edição está o Governo de MS, Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e o Sistema OCB/MS e apoiam a iniciativa Amems, Assomassul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Fundect, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems e UFMS.
Aline Lira – Agraer