Campo Grande (MS) – A agricultura familiar de Guia Lopes da Laguna se apresenta forte com pequenos produtores atuantes no setor de leite, peixe e hortaliças. Com boa pastagem, tanques de qualidade ou canteiros bem preparados, três famílias comprovam que é possível plantar bem e assim obter clientela fixa e lucratividade.
Recentemente, no dia 19 de julho, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, esteve em pequenas propriedades na Colônia Cascavel e nos dois Projetos de Assentamento (PAs) Retirada da Laguna e Rio Feio para conhecer as boas práticas da região.
A primeira a ser visitada foi a chácara Boa Vista, na comunidade conhecida como Colônia Cascavel, do produtor tradicional de leite Cerço de Souza. “A gente esteve no local para conhecer de perto a propriedade onde será implantada uma unidade demonstrativa de pastagem consorciada com leguminosa. Um trabalho que está sendo feito em várias mãos, Agraer, Embrapa, Prefeitura Municipal, Sindicato Rural e do Produtor”, justificou Felini.
O projeto tem o objetivo de melhorar o desenvolvimento da atividade na propriedade e servir de exemplos para outros produtores do município a fim de alavancar a atividade leiteira na região. “Além desta unidade, a Agraer e a prefeitura estão instalando em outras comunidades mais três vitrines tecnológicas em comunidades diferentes, mostrando alternativas de conduzir a atividade de pecuária de leite através de sistemas extensivos e intensivos de produção”, informou o coordenador municipal da Agraer de Guia Lopes da Laguna, Nino Lima.
Em seguida, o diretor da Agraer esteve no PA Retirada da Laguna ondeconhece as instalações da Cooperativa Agropecuária da Retirada da Laguna (Cooperlag), em que foi verificada a atual condição de uso do laticínio para buscar alternativas e auxiliar a comunidade na reativação do mesmo.
Ao final, Felini esteve com produtores do PA Rio Feio a exemplo do casal de produtores Abimael e Rosalina Spotti, do lote 31. A piscicultura e o cultivo de legumes e verduras são o carro chefe do capital do sítio. “Temos uma horta e tanques de produção de peixes e quase toda totalidade da nossa produção é comercializada na Feira Municipal”, disse o produtor que ainda destacou as ações junto a Agência, “Este mês a Agraer deu um curso aqui sobre desossa de peixe onde a técnica Jane Cléia ensinou formas de agregar valor ao produto”.
“O senhor Abimael e sua esposa possuem na horta produtos como: alface, cebolinha, rúcula, cenoura e cebola. E, atualmente, estão ampliando a área plantada para atender a demanda da Feira”, observou o coordenador da Agraer, Nino.
“Trabalhamos a piscicultura em seis tanques e cada tanque possui em torno de 300 peixes. Esta semana por conta da geada, foi perdida a produção de mandioca, tomate e algumas frutas do pomar”, detalhou o produtor Abimael.
A visita técnica contou com o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini, o e o técnico agropecuário da Agraer, Orides Soares.
Texto: Aline Lira – Assessoria de Comunicação da Agraer